Bebidas destiladas. Foto: TV Globo/Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, na tarde desta quarta-feira 8 de outubro, mais 4 casos foram descartados da suspeita de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Do total de casos notificados, sete já foram descartados em Pernambuco. Os casos foram descartados por não terem atendido ao critério de confirmação, que são: diagnóstico laboratorial, quando existe a detecção e quantificação do metanol, ou o diagnóstico presuntivo, quando a dosagem específica de metanol não estava disponível no sangue ou urina do paciente, mas ele tinha história clínica compatível.
Pernambuco totaliza 31 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo dois pacientes residentes de outros estados (São Paulo e Alagoas).
Do quantitativo de residentes no estado (29 casos), 7 pacientes estão em acompanhamento em serviços de saúde, 14 já receberam alta hospitalar, desses, cinco foram descartados (Carpina, Gravatá, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serrita).
Outro caso foi descartado no município de Mirandiba; o paciente segue internado por outras causas. Quatro óbitos foram registrados (Lajedo 2, João Alfredo 1 e Paudalho 1 – este último sendo descartado) e, por fim, três pacientes evadiram-se, abandonando o tratamento por conta própria.
Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 580 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Pernambuco recebeu 240.
Os itens também foram entregues para outros estados, como 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.
A medida integra as ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas.
As entregas estão sendo realizadas de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No último sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.
1
2
4
08:34, 13 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Júlia Eduarda Andrade dos Santos, de 26 anos, deixa quatro filhos, com idades de 11, 9, 5 e 4 anos, sendo duas das crianças, portadoras do espectro autista.
Segundo Débora, essa operação representa o uso de recursos que deveriam ser destinados aos professores para tapar o rombo financeiro da cidade.
Em seu último compromisso no evento, nesta quarta-feira (12), a gestora participou da 13ª Reunião Anual de Alto Nível da Iniciativa Caring for Climate.
mais notícias
+