Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco soma 83 notificações de casos supeitos de intoxicação por metanol

Dessa forma, o Estado contabiliza cinco casos confirmados, sendo três óbitos e dois sobreviventes.

Redação

24 de outubro de 2025 às 07:49   - Atualizado às 07:50

Bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.

Bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Foto: Reprodução

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, na quinta-feira, 23 de outubro, que duas irmãs, de 25 e 28 anos, foram vítimas de intoxicação por metanol após consumirem uma bebida destilada falsificada, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A mais nova não resistiu e faleceu, enquanto a outra foi socorrida, tratada com antídoto e já recebeu alta hospitalar.

Com essa nova ocorrência, o Estado contabiliza cinco casos confirmados de intoxicação por metanol, sendo três óbitos e dois sobreviventes. Entre os registros anteriores, está o caso confirmado no município de Lajedo, no Agreste. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia de Salgueiro, que apura a origem da bebida adulterada e a atuação de possíveis envolvidos na comercialização irregular do produto.

“Estamos trabalhando de forma minuciosa para identificar os responsáveis pela comercialização irregular. As oitivas seguem em andamento e, a depender dos indícios coletados, os envolvidos podem responder pelos crimes de falsificação e adulteração de substância ou produto alimentício, ou até mesmo por homicídio, com penas que podem variar de 16 a 30 anos”, explicou o titular da Delegacia de Salgueiro o delegado Tiago Callou.

Por determinação da autoridade policial, foram realizados exames periciais nas vítimas, com os laudos laboratoriais confirmando a presença de metanol no organismo de ambas as mulheres.

“Na vítima que veio a óbito, foi constatada uma alta concentração da substância tóxica, de 258 miligramas por decilitro de metanol no sangue, o que corresponde a 12 vezes mais que a dosagem inicial recomendada pela Sociedade Brasileira de Toxicologia para o tratamento com o antídoto, que é de 20 mg/dl. Infelizmente, não houve chances de sobrevivência”, esclareceu o perito criminal da Polícia Científica de Pernambuco, Rafael Arruda.

Veja Também

Já na segunda vítima, a dosagem foi menor, de 66,7 mg/dl, fator que, somado à agilidade no diagnóstico, à detecção da substância e a aplicação de um antídoto específico para tratamento de pacientes intoxicados, contribuiu para a evolução do quadro clínico.

83 notificações

Além dos 5 casos confirmados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que, do dia 30 de setembro até o presente momento, Pernambuco contabiliza 83 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Desse total, 60 casos foram descartados com apoio dos trabalhos dos peritos do IC e 16 casos seguem em investigação. Outros 4 pacientes não são residentes no Estado, sendo 2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas.

“Fazemos um alerta para que, qualquer pessoa que apresentar sinais de gravidade, sejam gastrointestinais, neurológicos e principalmente de confusão mental, rebaixamento de consciência e perda de visão, num prazo entre 6 horas e 72 horas após a ingestão de bebida alcoólica, procure imediatamente uma unidade hospitalar especializada, porque pode se tratar de um caso de intoxicação por metanol. A assistência médica oportuna faz a diferença na evolução clínica desses pacientes”, esclareceu o diretor geral de Informação e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, José Lancart.

José Lancart também destacou que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária está em situação de alerta e intensificou a fiscalização nos pontos de venda e distribuição de bebidas em todo o Estado, com o apoio dos 184 municípios e das forças policiais. Inclusive, várias fábricas clandestinas foram identificadas e fechadas, enquanto os responsáveis poderão ser indiciados criminalmente.

Denúncia Interativa

As autoridades de segurança pública pedem apoio à população para o fornecimento de informações que possam resultar em novas prisões e apreensões. As denúncias podem ser realizadas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo a nova plataforma digital Denúncia Interativa (www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br), onde os registros são feitos de forma 100% sigilosa e anônima.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:46, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PRF apreende iPhones e perfumes sem nota fiscal avaliados em R$ 53 mil em Garanhuns
Fiscalização

PRF apreende iPhones e perfumes sem nota fiscal avaliados em R$ 53 mil em Garanhuns (PE)

Ao conversar com o motorista, a equipe percebeu que ele apresentava sinais de nervosismo e decidiu realizar uma verificação mais detalhada no veículo.

A corporação foi acionada por volta das 16h43 para atender à ocorrência.
Tragédia

Recife: idoso de 79 anos morre após afogamento na Praia de Piedade, em Jaboatão

Vítima foi retirada da água por populares e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu, mas não resistiu.

Idoso de 79 anos morre afogado em praia de Jaboatão, no Grande Recife
Fatalidade

Idoso de 79 anos morre afogado em praia de Jaboatão, no Grande Recife

Segundo os bombeiros, o homem foi retirado da água por pessoas que estavam no local antes da chegada da equipe de resgate.

mais notícias

+

Newsletter