Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco amplia residência em primeira infância com 180 profissionais

Governo concede mais 30 vagas e expande programa pioneiro para 62 municípios com foco em desenvolvimento infantil.

Beto Dantas

21 de outubro de 2025 às 17:00   - Atualizado às 17:09

Capacitação para 180 profissionais.

Capacitação para 180 profissionais. Foto: Divulgação/SCJ

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), concedeu a ampliação de 30 vagas, além das 150 já pactuadas, para a Residência Intersetorial em Primeira Infância, programa pioneiro em todos o país, que forma profissionais de diversas áreas para atuar de maneira integrada na promoção do desenvolvimento infantil e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância do estado.

Com a chegada dos novos residentes, o curso passa a contar com 180 profissionais em formação, ampliando a presença do programa para 62 municípios pernambucanos. A iniciativa é resultado da parceria entre a SCJ-PE com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Voltada para a troca de experiências entre áreas como saúde, educação e assistência social, a Residência aposta em uma formação que une teoria e prática, com foco no trabalho em rede e na escuta qualificada das famílias de cada território pernambucano. A ampliação das vagas reforça o alcance dessa política pública e garante que mais municípios sejam beneficiados com profissionais capacitados e comprometidos com o cuidado e a garantia de direitos das crianças pernambucanas.



Para a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a ampliação é um reflexo direto do compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento integral desse público. “A primeira infância é uma fase decisiva da vida, e quanto mais qualificada for a atuação dos profissionais dessa rede de proteção e apoio, maiores serão as oportunidades de crescimento e segurança para nossas crianças. Neste contexto, a Residência reafirma a importância de olhar para a primeira infância como prioridade de Estado, fortalecendo o compromisso com a formação de profissionais humanizados, melhor preparados e comprometidos com o cuidado de meninos e meninas”, destacou Yanne.



Concluída em 2024, a primeira turma da Residência formou 101 profissionais e resultou em 53 projetos de intervenção implementados em 44 municípios, com impacto estimado na vida de mais de 500 mil crianças no estado.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

As praias da capital estão entre os atrativos mais buscados pelos visitantes.
Alternativa

Fugindo do Carnaval: destinos tranquilos para descansar

Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.

Carnaval de Olinda.
Carnaval

Em Olinda, noite do brega anima Polo do Carmo com shows nesta sexta (13); veja atrações

Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

mais notícias

+

Newsletter