Pernambuco, 22 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de PE lança licitação para requalificar CISAM/UPE com investimento de mais de R$ 29 milhões

Licitação DCPO/CELOE II Nº 023/2025 abrirá sessão online em 15 de outubro, visando ampliar leitos, UTIs e áreas de ensino no CISAM.

Beto Dantas

23 de setembro de 2025 às 15:53   - Atualizado às 16:05

CISAM, também conhecida como maternidade da Encruzilhada,  passará por reforma e requalificação.

CISAM, também conhecida como maternidade da Encruzilhada, passará por reforma e requalificação. Foto: Saulo Aleixo/SECTI-PE

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), lançou o processo licitatório DCPO/CELOE II Nº 023/2025 para contratação de empresa especializada em serviços de engenharia destinados à requalificação do Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE). A sessão de abertura será realizada no dia 15 de outubro de 2025, às 14h, de forma online pelo portal da Cehab (www.cehab.pe.gov.br) e também no Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br).



Ao todo, serão investidos mais de R$ 29 milhões em obras que incluem a ampliação de leitos de UTI neonatal, aumento da capacidade das unidades de cuidados intermediários convencionais e canguru, fortalecimento do banco de leite humano, assistência farmacêutica, além da criação de uma unidade de terapia intensiva materna. Também está prevista a reestruturação do centro cirúrgico, com acréscimo de 30% na oferta de cirurgias ginecológicas, atendendo a uma demanda reprimida na rede estadual de saúde.



Referência em saúde materno-infantil, saúde das mulheres, aborto legal e formação acadêmica e científica da UPE, o CISAM terá ainda melhorias nos ambientes de ensino, com a implantação de um laboratório de simulação realística e um núcleo de saúde digital, garantindo maior qualificação e práticas humanizadas.



Esse é um projeto de extrema importância para o serviço de saúde pública de Pernambuco. O novo bloco anexo do CISAM vai ampliar o número de leitos, dos atuais 108 para 134, reforçando o compromisso da governadora Raquel Lyra com o direito à saúde”, destacou Rodrigo Ribeiro, titular da Sepe.



A Secti tem a responsabilidade de coordenar a Universidade de Pernambuco e, por isso, também conduz essa importante obra no CISAM. Esse investimento vai muito além de requalificar estruturas físicas: ele garante condições mais modernas para o ensino, a pesquisa e a inovação, ao mesmo tempo em que amplia a assistência em saúde. Estamos falando de um hospital que é referência nacional na saúde da mulher e da criança, e que desempenha um papel fundamental no cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esse projeto, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso de unir ciência, tecnologia e políticas públicas em benefício da população”, pontuou Mauricelia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Veja Também



A Cehab já vem sendo designada pela governadora Raquel Lyra para licitar e fiscalizar obras de novos equipamentos nas áreas de saúde materno-infantil, a exemplo das maternidades de Garanhuns, Igarassu, Ouricuri e Serra Talhada; e de educação, com as escolas técnicas de Caetés, Caruaru, Itapissuma e Nazaré da Mata. Agora recebe essa missão de elevar o CISAM-UPE, essa célebre e importante instituição de nossa sociedade que reúne as duas áreas, ao mesmo padrão de qualidade dos novos projetos. Com a previsão de duração de 10 meses para execução de obra, é mais um compromisso que muito nos honra e nos dá orgulho”, afirma a diretora de Obras de Saúde da Cehab, Alexandra West.



Para a Reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, o investimento é histórico. "Faz muito tempo que não temos um aporte desse nível no hospital. Oferecer um local digno para atender mulheres vítimas de violência e adolescentes em situação de vulnerabilidade significa fortalecer o papel da universidade no ensino, na pesquisa e na assistência”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:15, 22 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidatos ao Governo de Pernambuco.
Eleições

Governo de Pernambuco: pesquisa Quaest é aguardada nesta quarta (23) e Datafolha na quinta (24)

Os dois institutos adotam metodologia quantitativa, mas apresentam diferenças na forma de abordagem dos entrevistados.

Sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, no Recife.
Detido

Suspeito de liderar tráfico no Ibura e integrar o PCC é preso em Paulista após anos foragido

Homem de 33 anos era procurado por envolvimento em três homicídios e foi localizado no bairro do Janga.

Concurso para PM de Pernambuco.
Certame

Concurso da Polícia Militar de Pernambuco: contrato com banca revela estrutura das provas e regras da redação

Ao todo, estão previstas 1.320 vagas, sendo 1.250 para a carreira de Praça, no cargo de Soldado, e 70 para os quadros de Oficiais.

mais notícias

+

Newsletter