Conjunto de prédios-caixão em Paulista Foto: Reprodução/ TV Globo
A demolição de 18 blocos de apartamentos do Conjunto Beira-Mar, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, começou nesta quinta-feira, 5 de dezembro.
Os edifícios foram classificados como de alto risco estrutural, e a medida visa evitar novos desabamentos na área.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pela AC Demolidora, que iniciou a ação pelo que restou do bloco D7. Esse edifício desmoronou em julho de 2023, resultando em uma tragédia que deixou 14 mortos e sete feridos.
Em junho deste ano, o governo de Pernambuco anunciou um plano para demolir 431 prédios conhecidos como “tipo caixão” no Grande Recife, todos considerados em situação crítica de risco estrutural. A iniciativa inclui a indenização dos proprietários dos imóveis.
Até o momento, 526 acordos de indenização foram firmados com moradores. O plano faz parte de uma ampla ação para mitigar os riscos associados a esses empreendimentos e garantir a segurança das famílias que vivem na região.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) da Prefeitura de Paulista, através da Diretoria de Controle Urbano, realizou em fevereiro deste ano, a demolição de um sanitário de alvenaria na Rua Durval José de Oliveira, no bairro de Maria Farinha.
Já em Maranguape II, próximo ao terminal de ônibus, o órgão retirou uma barraca que estava funcionando de forma irregular.
Não houve comparecimento do responsável pelo equipamento na SEDURTMA, mesmo sendo colocado um comunicado de urgência da presença do proprietário. A barraca foi recolhida para o depósito da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
A prefeitura do Paulista, com o objetivo de discutir soluções para a questão dos prédios que se encontram em situação crítica na Região Metropolitana do Recife, realizou em agosto de 2023, na Escola Judicial (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em Joana Bezerra, no Recife.
Representando Paulista, estiveram presentes o prefeito Yves Ribeiro e o procurador Geral do Município, Geraldo Lima.
Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro ressaltou a importância desse diálogo entre as entidades das várias esferas.
De acordo com o gestor, além de os municípios entregarem os relatórios, é importante que a Seguradora responsável realize a demolição desses prédios e indique um melhor debate sobre a destinação dos terrenos que, entre outros, pode ser destinado para o programa Minha Casa Minha Vida.
2
00:11, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+