Orquestra Criança Cidadã Meninos de Igarassu faz apresentação gratuita nesta quinta-feira (16) Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 16 de outubro, entretenimento, às 14h, o público terá a chance de assistir ao concerto da Orquestra Criança Cidadã Igarassu em celebração aos oito anos da iniciativa na cidade. A apresentação será no Convento Sagrado Coração de Jesus, no Sítio Histórico.
O evento, gratuito, acontece pela prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura e Turismo, em parceria com o projeto, idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino. O objetivo é o resgate social de crianças carentes através da música. A abertura vai contar com as performances das crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende trinta jovens no município. Todos os integrantes recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. Os ensaios acontecem na fábrica EPESA, que fica na Estrada do Engenho D’Águas, e são coordenados pela professora de música Basemate Neves.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Orquestra Criança Cidadã - AOCC.
Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o projeto, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A primeira comunidade escolhida para a atuação social foi o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.
Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente a 400 jovens (250 no Coque, 120 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 6 e 21 anos. Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral.
O projeto conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.
Os alunos permanecem no projeto por um período de quatro horas por dia, no contraturno escolar.
A Orquestra Criança Cidadã também garante a profissionalização por meio da Escola de Formação de Luthier e Archetier (EFLA), onde é ensinada a arte da construção e reparo dos instrumentos de cordas e seus respectivos arcos.
O ingresso de novos alunos na Orquestra e na EFLA, quando há vagas disponíveis, se dá por meio de edital de seleção, publicado no site da Orquestra ou da EFLA e divulgado via redes sociais oficiais da Orquestra.
Entre as atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa e América do Norte, direcionados aos alunos de destaque.
A Orquestra Criança Cidadã vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus quase 15 anos de existência, recebeu mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional.
Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. E, em 2015, a Orquestra Criança Cidadã tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco.
3
16:35, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A iniciativa busca contemplar aqueles que preferem aproveitar a folia nas primeiras horas do dia, mantendo o caráter familiar e educativo do bloco.
Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+