Membros da Defesa Civil em discussão para Operação Inverno. Foto: Divulgação
A Defesa Civil do Estado realiza, na quarta-feira, 30 de abril, a partir das 8h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma reunião governamental para tratar das ações integradas da Operação Inverno 2025. O encontro tem como objetivo planejar, organizar e definir estratégias de atuação frente a eventos extremos provocados por fortes chuvas, além de reforçar as responsabilidades específicas de cada órgão que integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Durante a reunião, serão apresentados o fluxo de acionamento do Gabinete de Crises, o Decreto nº 56.568, de 3 de maio de 2024, e a nova ferramenta de alertas “Defesa Civil Alerta”. Também serão definidos os procedimentos para atuação conjunta com as Forças Amigas.
Foram convidados para o evento representantes da Defesa Civil Nacional; das secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; Saúde; Mobilidade e Infraestrutura; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha; Recursos Hídricos e Saneamento; Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas; e Comunicação.
Também estarão presentes integrantes do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS); Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC); Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE); Grupamento Tático Aéreo (GTA); Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE); Comando Militar do Nordeste (CMNE); Capitania dos Portos; 2º Comando Aéreo Regional (2° COMAR); Tribunal de Contas do Estado; Neoenergia Pernambuco; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano (SAMU); além de órgãos de Proteção e Defesa Civil dos municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte e Agreste.
No dia18 de março, a prefeita professora Elcione Ramos assinou a Ordem de Serviço (OS) para a edificação de mais seis casas para as famílias afetadas pela intensa chuva na cidade em 2022.
O evento contou com a presença do Secretário de Governo César Ramos, demais secretários e vereadores.
As moradias serão realizadas em parceria com o Governo Federal e fazem parte de um total de dez unidades previstas para o município. Atualmente, quatro casas foram concluídas e entregues no distrito Três Ladeiras.
A iniciativa faz parte do projeto “Recomeçar”, lançado em 2022, que visa proporcionar assistência para os afetados. A previsão para a conclusão da obra é para o primeiro semestre deste ano.
Emocionada, a moradora Maria José, ressaltou que ter a casa própria é a realização de um sonho.
2
3
18:37, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
O comando das ações é realizado a partir de um Posto de Comando montado próximo ao evento, garantindo uma resposta rápida a qualquer situação.
Prefeito Diego Cabral anuncia programação até 24 de junho, com atrações como Conde, Tayara Andreza e Banda Aquárius.
Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado
mais notícias
+