Equipes cumprem 14 mandados de prisão, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros.
Policiais durante Operação Sinistrus. Foto: PCPE/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 20 de março, a 14ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de "Sinistrus". A investigação, iniciada em julho de 2023, busca identificar e desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro no município de Canhotinho, no Agreste pernambucano.
Durante a ação, equipes cumprem 14 mandados de prisão, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Canhotinho.
As ações se concentram em diversas cidades de Pernambuco, incluindo Canhotinho, Garanhuns, Caruaru, São José da Coroa Grande, Santa Cruz do Capibaribe e Bezerros. Fora do estado, os alvos estão localizados em Juazeiro do Norte, no Ceará, e em Guanambi, na Bahia.
A operação mobiliza 90 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram com o suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD) e das polícias civis da Bahia e do Ceará.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta quinta-feira, 13 de março, a Operação Espoliador, com a finalidade de cumprir mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes de roubo, em todas as suas modalidades; de latrocínio; e de receptação. A ação ocorreu em todo o estado e contou com a participação de mais de 700 policiais civis
Ao todo, 448 criminosos foram presos. Entre os presos está Luiz Carlos Lomba, o Chocolate, apontado como um dos líderes da hierarquia do Terceiro Comando Puro (TCP), que fica baseada no Complexo da Maré, na zona norte. Chocolate tinha feito uma harmonização facial com o intuito de não ser reconhecido pela polícia.
Ele foi preso no município de Itaperuna, noroeste fluminense, num hospital onde passava por uma consulta de avaliação de um procedimento estético.
Segundo a Polícia Civil, a ação visa a atacar toda a cadeia criminosa, desde os líderes das quadrilhas, passando pelos colaboradores, executores e receptadores.
O governador Cláudio Castro disse que essa é uma ação estratégica para desarticular organizações que lucram com a violência e o medo.
“Sabemos que muitas dessas quadrilhas estão diretamente ligadas ao narcotráfico, que não apenas vende drogas, mas também fomenta outros crimes para ampliar seus lucros. Não daremos trégua ao crime. Seguiremos reforçando o trabalho das forças de segurança, investindo em inteligência e combatendo, com rigor, aqueles que insistem em desafiar a ordem e ameaçar a paz dos cidadãos fluminenses”, disse o governador.
2
02:37, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+