Carnaval de Olinda: prefeitura disponibiliza Polo de Acolhimento para vendedores ambulantes Foto: Marconi Meireles/ Prefeitura de Olinda
Uma opção para os ambulantes trabalharem com mais tranquilidade no Carnaval e, ao mesmo tempo, evitar a exploração infantil. Este é o objetivo do Polo de Acolhimento, que funciona de sábado (01) a terça-feira (04), no Clube Atlântico de Olinda, no Carmo. Durante a folia, são esperadas até 100 crianças, que receberão seis refeições e terão dias de muitas brincadeiras e atividades lúdicas.
O Polo de Acolhimento receberá crianças de 2 a 14 anos, e todos os pais, ao deixarem os filhos no espaço, preenchem um cadastro com informações básicas. Além disso, os pais colocam o telefone e em qual ponto irão trabalhar no Carnaval de Olinda. O espaço funciona das 8h às 20h.
“Estamos combatendo o trabalho infantil nas barracas dentro do Sítio Histórico e seus arredores durante o período carnavalesco. Teremos atrações, recreações, teatros, pipoca, algodão doce, pula-pula, tobogã, etc. Também temos sala toda equipada com vídeo game, salinhas para descanso, com ar-condicionado e colchões”, explicou Joseane Passos, diretora da Proteção Social Especial de Olinda.
A atividade conta com organização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, com apoio do Conselho Tutelar e Polícia Militar. Além do Polo de Acolhimento, equipes de abordagem social estão nas ruas fiscalizando possíveis pontos com trabalho infantil e exploração sexual. As denúncias podem ser feitas em sete áreas espalhadas na folia e também no Conselho Tutelar, que funcionará 24h.
AJUDA NO TRABALHO
Uma das mães que será beneficiada com o Polo do Acolhimento é Carla Vicente da Silva. A ambulante, que vai comercializar água, refrigerantes e comidas, deixou quatro filhos no local: de 4, 5, 9 e 13 anos. Com material pronto para ser vendido até terça-feira, ela celebra a oportunidade do apoio da Prefeitura de Olinda para conseguir trabalhar com mais tranquilidade.
“Aqui é bom demais para que a gente consiga trabalhar. A gente pode deixar os filhos, é muito bom, né? Porque a gente não pode pagar por fora, as pessoas estão cobrando muito caro. Aqui a gente deixando os filhos não tem custo, graças a Deus”, celebrou.
Na manhã deste sábado, várias crianças já estavam brincando com a estrutura disponibilizada no Polo de Acolhimento. Ana Victória, de apenas 5 anos, se divertiu com a pintura de desenhos e, sempre com o sorriso no rosto, disse que estava “muito feliz” por poder interagir com várias crianças da mesma faixa etária.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações de assessoria.
2
18:42, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+