Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

No Recife, governadora Raquel Lyra abre o Carnaval do Estado com o Festival Pernambuco Meu País

Na primeira noite do evento, os homenageados João Gomes, Maestro Duda e Nena Queiroga foram condecorados, além do destaque ao legado artístico do cantor e compositor Chico Science.

07 de fevereiro de 2026 às 10:24   - Atualizado às 11:11

Governadora Raquel Lyra ao lado dos homenageados do Carnaval 2026 de Pernambuco no Festival Pernambuco Meu País, em Recife

Governadora Raquel Lyra ao lado dos homenageados do Carnaval 2026 de Pernambuco no Festival Pernambuco Meu País, em Recife

Fomento à cultura e economia, alegria e diversão marcaram a abertura do Carnaval de Pernambuco 2026 com o Festival Pernambuco Meu País comandada pela governadora Raquel Lyra (PSD), na sexta-feira, 6 de fevereiro, no Terminal Marítimo do Recife.

Na primeira noite do evento, a chefe do Executivo estadual condecorou os homenageados dos Festejos de Momo deste ano, João Gomes, grande atração da noite, Maestro Duda e Nena Queiroga, além de destacar o legado artístico do cantor e compositor Chico Science. A vice-governadora Priscila Krause (PSD) também participou da abertura.

"Não tem lugar no Brasil e no mundo que tenha tantos artistas extraordinários como a gente tem no nosso Estado. Temos uma grande alegria de poder homenagear pessoas como Maestro Duda, Nena Queiroga e João Gomes, além de celebrar o legado de Chico Science. Hoje, com grandes artistas, abrimos o Festival Pernambuco Meu País no Carnaval, que também abre oficialmente as portas para o maior Carnaval do Brasil”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Além de João Gomes, a noite de shows contou com apresentações de Alessandra Leão e Buhr, Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi com participação especial de Mestre Salu. O Pernambuco Meu País no Carnaval tem programação gratuita e conta com diversas atrações locais e nacionais até o próximo domingo (8). Entre os dias 13 e 17, o Palco Pernambuco Meu País aporta no Jardim do Cais do Sertão, com uma programação que valoriza as manifestações tradicionais da cultura pernambucana.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou o impacto do evento para economia e cultura do Estado.

Veja Também

"O Pernambuco Meu País tem rodado o Estado e agora antecipamos a abertura do Carnaval em um final de semana, gerando emprego, renda e movimentando toda a cadeia produtiva desse grande evento. A noite de abertura é um momento de celebrar os homenageados do Carnaval de Pernambuco. Uma noite inesquecível para os pernambucanos", pontuou.

Durante todo o período carnavalesco, o Governo do Estado está investindo R$ 87,2 milhões em setores estratégicos como segurança, cultura e turismo. A folia no Estado conta 98% dos artistas locais e quase 80% das contratações correspondem a expressões de cultura popular da tradição carnavalesca pernambucana.

“O Festival Pernambuco Meu País traz grandes atrações da cena local e nacional, com muita cultura viva, e isso representa o que é Pernambuco. Estamos prontos para receber turistas e o povo pernambucano e celebrar juntos o maior Carnaval do Brasil”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba

O vocalista do Mundo Livre S/A, Fred Zero Quatro, falou sobre a importância do evento.

“Acho fundamental a iniciativa de promover esse intercâmbio de circulação de cultura do Litoral ao Sertão, como o Pernambuco Meu País faz em suas diversas edições. No Carnaval, sempre esperamos tocar em grandes palcos como o dessa noite”, destacou o cantor.

Segurança e turismo 

Durante o Carnaval, a segurança pública contará com atuação dos mais de 3 mil servidores recém-nomeados pelo Governo do Estado, que estarão empregados nos mais de 68 mil lançamentos operacionais das forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS). Todas as ações serão integradas entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, a Defesa Civil e a Corregedoria. A festa ainda contará com 325 câmeras de videomonitoramento fixas e 360°, distribuídas nos principais polos do Estado, além do uso de drones, totens de observação, reconhecimento facial no Recife e em Olinda, além do fortalecimento do Alerta Celular, que recupera aparelhos roubados e furtados.

No turismo e na economia, a expectativa é que o Carnaval de Pernambuco movimente R$ 3,5 bilhões em receita turística, com a chegada de cerca de 2,5 milhões de visitantes ao Estado, esperando atingir 95% de ocupação da rede hoteleira. Além das ações na Região Metropolitana, o Governo de Pernambuco apoia os tradicionais carnavais de Bezerros, Triunfo e Nazaré da Mata, fortalecendo as diversas linguagens da folia e a circulação da cultura.

Estiveram presentes no evento, os secretários estaduais Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Túlio Villaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba; dos deputados estaduais, Wanderson Florêncio e João de Nadegi; e dos vereadores do Recife, Flávia de Nadegi, Agora é Rubem e Davi Muniz.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:02, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Desfile de carnaval.
Festa

Carnaval: confira blocos, polos e prévias nesta sexta (13) em Recife e Olinda

Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

mais notícias

+

Newsletter