Nega do Babado e Bione se apresentam no Festival Juventude Negra Viva neste sábado (29) Foto: Divulgação
A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife realiza neste sábado (29), o 1º Festival Juventude Negra Viva, iniciativa inédita que celebra a potência, a criatividade e a (r)existência da juventude negra recifense. O evento integra as ações do Novembro Negro e da Jornada de Direitos Humanos 2025 da Prefeitura do Recife, reunindo arte, cultura, empreendedorismo, campanhas de sensibilização e valorização das expressões culturais afro-brasileiras.
“Este primeiro Festival Juventude Negra Viva nasce como uma ação inédita que reafirma o compromisso do Recife com a promoção da igualdade racial e com o fortalecimento do protagonismo juvenil. Ao reunir arte, cultura, empreendedorismo e expressões da nossa ancestralidade, reforçamos que a juventude negra da cidade é potência e futuro. Nosso objetivo é garantir visibilidade, oportunidades e espaços de expressão para que esses jovens sigam transformando seus territórios e ampliando suas vozes”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio.
Promovido em parceria com o Gabinete do Recentro, o Ministério da Igualdade Racial, o Sistema Fecomércio, 3G Transportes, Fino Nordeste, Futuro Black, Lida e o Movimento Somos a Cidade - Rua da Moeda, o festival reforça as políticas de promoção da igualdade racial e do protagonismo juvenil na capital pernambucana.
A programação, totalmente gratuita, acontece a partir das 14h, na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, reunindo apresentações artísticas, feira com jovens negros empreendedores, exposição de projetos e diversas atrações culturais. Um dos destaques da tarde é a batalha de ritmos, com performances que celebram e reconhecem as expressões culturais e corporais presentes nas periferias da cidade.
Ao longo da noite, o festival ganha ainda mais força com o cortejo do Maracatu Cambinda Estrela e do Afoxé Ylê de Egbá pelas ruas do Recife Antigo, reafirmando a ancestralidade e a riqueza das tradições afro-brasileiras. A programação segue com a performance artística da multiartista Beatriz Vergana, além dos shows da Banda Bom Demais e do DJ Kaiky Alves. As cantoras Nega do Babado e Bione encerram o festival com shows marcantes com o brega pernambucano e de RAP e poesia Slam, respectivamente.
JOVENS NO CLIMA - Outro ponto de destaque é a Exposição dos Projetos Jovens no Clima Recife 2025, apresentando iniciativas desenvolvidas por jovens de diversos territórios da cidade e levadas recentemente à COP30, em Belém.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações de assessoria
3
4
12:23, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+