Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Na Alepe, 2º turno das eleições municipais causam alterações na estrutura e novas vagas podem s

Ao menos um deputado estadual é confirmado para renunciar a cadeira na Casa para assumir prefeitura, e assim, um novo parlamentar será empossado.

11 de outubro de 2024 às 17:10   - Atualizado às 18:07

ALEPE.

ALEPE. Foto: Breno Laprovitera/ALEPE.

O resultado das eleições municipais 2024 vai mudar a composição atual da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao menos um novo deputado estadual deve ser empossado até o fim deste ano e a estrutura da Casa ainda pode ser alterada dependendo dos resultados do 2º turno, dia 27 de outubro, dos julgamentos das candidaturas sub judice e dos arranjos políticos locais.

Com a vitória do deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil) para a prefeitura de Surubim, no Agreste, o parlamentar tem até 31 de dezembro para renunciar a vaga na Casa e assumir o cargo de gestor.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

O primeiro suplente do partido na eleição de 2022, Edson Vieira, deve assumir a vaga.

Edson Vieira tem exercido o mandato parlamentar desde setembro de 2023, devido à licença do deputado Antônio Coelho (União Brasil), que assumiu a Secretaria Municipal de Turismo do Recife no governo de João Campos (PSB). Atualmente, Vieira está prestes a ser empossado definitivamente.

Veja Também

Edson Vieira, casado com a ex-deputada estadual Alessandra Vieira (PL), que concorreu na disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe este ano, foi deputado durante dois mandatos, de 2007 a 2012. Ele foi eleito pelo PSDC em 2006 e reeleito em 2010 pelo PSDB. Em 2012, renunciou ao cargo após ser eleito prefeito de Santa Cruz, cargo que também ocupou em 2016, sendo reeleito pelo mesmo partido.

Caso Antônio Coelho permaneça licenciado e continue na Secretaria de Turismo do Recife, será necessário convocar um novo suplente para a Alepe. Maria Helena (União Brasil), reeleita vereadora de Petrolina, é a próxima na lista de convocação.

Outras possíveis mudanças

Além da vitória de Chaparral, uma outra eleição pode resultar no repasse de uma vaga na Alepe. No Cabo de Santo Agostinho, na região do Grande Recife, o deputado estadual e ex-prefeito Lula Cabral (Solidariedade) foi eleito com 46,64% dos votos válidos, porém sua candidatura está em análise e espera uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso o TSE confirme Lula Cabral como prefeito do Cabo, ele precisará renunciar ao cargo na Casa, permitindo a posse do suplente. O primeiro na lista do Solidariedade de 2022 é Wanderson Florêncio, ex-deputado estadual, ex-vereador do Recife e ex-diretor do Detran-PE.

Outra mudança pode acontecer a depender dos resultados em Paulista. Recém-empossado deputado estadual após o falecimento de José Patriota, Júnior Matuto (PSB) disputa a prefeitura da cidade com Ramos (PSDB).

Caso seja eleito pela terceira vez para governar o município, Matuto deverá renunciar ao cargo, e um suplente do PSB das eleições de 2022 será chamado. O primeiro suplente é Caio Albyno, filho do prefeito reeleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB).

No entanto, o vereador reeleito do Recife, Davi Muniz (PSD), reivindica o posto. Anteriormente, ele era o primeiro suplente do PSB, mas abandonou o partido em abril deste ano durante o período de janela partidária, quando é permitida a mudança de partido sem perda do mandato.

Conforme a Constituição, o mandato é propriedade do partido. Em setembro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) não convocou Muniz, nomeando Júnior Matuto como deputado estadual.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:10, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter