Prefeitura do Recife tem obra acusada de danificar moradias na comunidade do Arco-Íris Foto: Divulgação Câmara dos Deputados e Reprodução / JC
Moradores da comunidade do Arco-Íris, na Zona Norte do Recife, denunciam impactos negativos provocados pelas obras da Ponte do Arruda e apontam abandono por parte da Prefeitura do Recife.
Localizada do outro lado do Canal do Arruda, a favela convive com problemas históricos de infraestrutura, que, segundo os residentes, foram agravados após o início da construção da ponte, que custou R$ 17 milhões aos cofres públicos.
De acordo com as lideranças da comunidade, diversas casas passaram a apresentar rachaduras em paredes e fundações, aumentando as chances de desabamentos. O estimado é de que cerca de 30 moradias tenham sido afetadas.
Além disso, os moradores relatam dificuldades de mobilidade, já que a ponte utilizada pela comunidade para acessar as principais ruas do bairro apresenta danos estruturais e falta de manutenção.
Os moradores da comunidade do Arco-Íris afirmam não ter sido incluída no planejamento das intervenções urbanas da região nem ter recebido informações claras sobre possíveis projetos de urbanização ou indenização.
A ausência de diálogo com o poder público é uma das principais queixas dos moradores, que cobram respostas concretas da gestão municipal.
Durante a entrega da Ponte do Arruda, famílias da comunidade realizaram um protesto pacífico, exibindo cartazes que denunciavam o esquecimento da área pela Prefeitura e os prejuízos causados pela obra.
Para os moradores, o investimento milionário na ponte contrasta com a realidade de precariedade enfrentada diariamente pela população do Arco-Íris, que segue sem saneamento adequado e com moradias em situação de risco.
A Prefeitura do Recife afirma que os imóveis eventualmente danificados pelas obras poderão ser indenizados e que equipes técnicas irão acompanhar o caso.
No entanto, moradores dizem que, até o momento, nenhuma solução prática foi apresentada, reforçando a sensação de abandono e insegurança quanto ao futuro da comunidade.
Com informações divulgadas pelo JC.
3
05:10, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+