METRÔ DO RECIFE: CBTU paralisa LINHA CENTRO devido ao risco de curto-circuito em trilhos Foto: Divulgação
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) decidiu suspender, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a operação da Linha Centro do Metrô do Recife, a maior linha do sistema de transporte sobre trilhos da capital pernambucana. A decisão foi tomada devido às fortes chuvas que atingem o Grande Recife desde o fim da tarde da quarta-feira, 4 de fevereiro.
A paralisação ocorreu após o acúmulo de água sobre os trilhos, gerando risco de curto-circuito generalizado. Para garantir a segurança dos passageiros, a CBTU optou por desligar todo o sistema, resultando na suspensão da operação da Linha Centro.
“A CBTU Recife informa que devido ao alagamento da via e de outros setores da Linha Centro do Metrô do Recife, todas as estações estão sendo fechadas neste momento, por volta das 9h20. A CBTU irá retirar os passageiros que estão nas estações e trens. A Linha Sul continuará operando”, afirmou a CBTU em nota.
A Linha Centro conecta o Centro do Recife ao município de Camaragibe, na Zona Oeste, e é crucial para o transporte público na região. Por outro lado, a Linha Sul, que liga o Centro da capital a Jaboatão dos Guararapes, segue com a operação normal. A CBTU ainda não divulgou uma previsão para a retomada da operação na Linha Centro. Apesar disso, ela segue monitorando a situação e alerta os usuários sobre possíveis novos transtornos, caso as chuvas persistam.
A cidade do Recife entrou em estágio de alerta máximo no final da manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, por causa das chuvas que caem na Região Metropolitana.
No comunicado compartilhado nas redes sociais, o texto relata que a rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas e, por isso, orienta que a população permaneça em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Além disso, uma ampla força-tarefa acionou-se para prevenir perdas e salvar vidas.
Devido às chuvas, as aulas presenciais nas escolas, creches e unidades de ensino da rede municipal foram suspensas nos turnos da tarde e da noite. A recomendação da gestão municipal é que as escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida.
2
00:11, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+