Mãe atípica se revoltam na Câmara de Limoeiro após vereadores ignorarem projeto sobre autismo Foto: Reprodução / Instagram
Uma mãe atípica expressou revolta durante uma sessão na Câmara Municipal de Limoeiro, após vereadores deixarem de incluir na pauta um projeto de lei sobre a causa autista.
No vídeo, a mulher reclama da decisão dos parlamentares, que optaram por priorizar outros assuntos considerados menos relevantes. Enquanto ela reclamava, ainda é possível ver o vereador Zé Nilton (PODE) virar as costas, ignorando seu pedido de atenção. O parlamentar Fagner Russo (PSB) também aparece no registro.
Pernambuco tem 105.852 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população do estado. O dado é do Censo 2022, divulgado na sexta-feira, 23 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual pernambucano é igual à média nacional. Em todo o Brasil, 2,4 milhões de pessoas declararam ter recebido o diagnóstico de autismo feito por um profissional de saúde.
Apesar dos números inéditos, especialistas alertam que o total pode ser ainda maior. O Brasil enfrenta um problema crônico de subdiagnóstico, sobretudo em camadas mais vulneráveis da população, onde o acesso a serviços de saúde e acompanhamento especializado é mais limitado.
Com os 105 mil casos registrados, Pernambuco ocupa a oitava posição entre os estados com maior número absoluto de pessoas diagnosticadas com TEA. Os líderes do ranking são:
A capital Recife concentra o maior número de diagnósticos de TEA em Pernambuco, com 21.211 casos. Em seguida aparecem:
No entanto, quando se observa a proporção em relação à população total, o município de Altinho, no Agreste, se destaca com o maior percentual do estado: 2% dos moradores declararam diagnóstico de TEA.
2
4
14:08, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+