Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LACEN-PE é o primeiro laboratório público do Nordeste a usar sistema para hemodiálises

Nova tecnologia permite análise mais rápida de endotoxinas na água usada em tratamentos de hemodiálise em Pernambuco

Romildo Lacerda

25 de agosto de 2026 às 18:16   - Atualizado às 18:16

LACEN-PE utiliza novo sistema portátil para análise da água usada em hemodiálise

LACEN-PE utiliza novo sistema portátil para análise da água usada em hemodiálise Foto: Divulgação/SES

O LACEN-PE passou a utilizar uma nova tecnologia para monitorar a qualidade da água empregada em tratamentos de hemodiálise e se tornou, segundo o Governo de Pernambuco, o primeiro laboratório público do Nordeste a adotar um sistema portátil para quantificação de endotoxinas bacterianas nesse tipo de água.

A novidade amplia a capacidade de análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco e deve contribuir para tornar mais rápido o acompanhamento das condições da água utilizada pelas clínicas de hemodiálise espalhadas pelo estado.

O objetivo é reduzir o intervalo entre a coleta das amostras e a obtenção dos resultados laboratoriais.

A medida é considerada estratégica porque pacientes submetidos à hemodiálise estão expostos a um tratamento que exige controle rigoroso das condições sanitárias e da qualidade da água utilizada no procedimento.

Com o novo equipamento, o laboratório estadual também pretende tornar o monitoramento mais dinâmico e fortalecer a vigilância sobre possíveis alterações que possam representar riscos aos pacientes.

Veja Também

LACEN-PE amplia controle sobre água utilizada na hemodiálise

A água empregada nos procedimentos de hemodiálise precisa atender a padrões específicos de qualidade. Entre os parâmetros acompanhados estão as endotoxinas bacterianas, substâncias liberadas principalmente por bactérias Gram-negativas.

Quando presentes em concentrações acima dos limites estabelecidos pelas normas sanitárias, essas substâncias podem provocar reações adversas e representar risco para pessoas submetidas ao tratamento dialítico.

Por esse motivo, a análise da água utilizada nas clínicas é uma etapa importante do controle sanitário. A legislação estabelece parâmetros para a concentração máxima permitida de endotoxinas nesse tipo de água.

De acordo com as informações divulgadas pelo LACEN-PE, o limite previsto é de 0,25 EU/mL, conforme a RDC nº 11/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A adoção do sistema portátil permite que o laboratório tenha maior agilidade na quantificação dessas substâncias. Na prática, isso pode contribuir para acelerar a identificação de resultados que estejam fora dos parâmetros estabelecidos e dar mais rapidez à emissão dos laudos.

Nova tecnologia deve agilizar resultados laboratoriais

Para a diretora do LACEN-PE, Keilla Paz, a modernização da estrutura tem impacto direto na assistência oferecida aos pacientes que dependem da hemodiálise.

Em um tratamento tão sensível quanto a hemodiálise, o tempo de resposta do laboratório é fundamental. Esse novo sistema moderniza nossa estrutura e permite a liberação de laudos com uma rapidez inédita. Na prática, isso significa um monitoramento muito mais dinâmico e segurança redobrada para quem depende da diálise”, afirmou.

A expectativa é que a redução no tempo de análise permita uma resposta mais rápida diante de eventuais alterações encontradas nas amostras de água.

Além do ganho de velocidade, a tecnologia reforça a capacidade técnica do laboratório estadual para acompanhar um dos principais parâmetros relacionados à segurança da água utilizada no tratamento.

Monitoramento é essencial para pacientes em tratamento dialítico

A hemodiálise é um procedimento realizado regularmente por pessoas que necessitam de terapia renal substitutiva. Durante as sessões, o controle das condições sanitárias é fundamental para reduzir riscos associados ao tratamento.

Nesse cenário, a qualidade da água utilizada ocupa um papel importante. A presença de contaminantes ou substâncias em níveis inadequados pode comprometer a segurança do procedimento e afetar pacientes que já apresentam condições de saúde que exigem acompanhamento contínuo.

Por isso, o trabalho realizado pelo LACEN-PE integra uma estrutura mais ampla de vigilância laboratorial. A análise das amostras permite acompanhar se os parâmetros estabelecidos pelas normas sanitárias estão sendo cumpridos pelas unidades responsáveis pelo atendimento.

Com a incorporação do novo equipamento, o laboratório pretende fortalecer esse acompanhamento em Pernambuco.

Equipamento reforça vigilância em Pernambuco

A utilização do sistema portátil também representa uma etapa de modernização das atividades desenvolvidas pelo laboratório público estadual. A proposta é combinar tecnologia e capacidade técnica para ampliar a eficiência das análises realizadas.

Além da velocidade na obtenção dos resultados, a iniciativa está relacionada à estratégia de fortalecer a vigilância laboratorial e aprimorar os mecanismos de controle utilizados pelos serviços públicos de saúde.

O novo sistema passa a fazer parte da estrutura utilizada pelo LACEN-PE para avaliar a qualidade da água destinada à hemodiálise, permitindo que os resultados sejam obtidos de maneira mais ágil.

A medida reforça ainda o papel do laboratório como referência estadual para análises relacionadas à saúde pública. Para os pacientes que dependem do tratamento dialítico, o avanço representa uma camada adicional de controle sobre um elemento fundamental do procedimento.

Com a nova tecnologia, Pernambuco amplia sua capacidade de monitoramento e aposta em ferramentas que podem contribuir para respostas mais rápidas e para o fortalecimento da segurança sanitária nas unidades de hemodiálise do estado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:50, 25 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção para médico.
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco para saúde vai encerrar inscrições na sexta (28); salários chegam a R$ 10 mil

Os aprovados poderão ser contratados por até um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

A vítima foi levada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista.
Resgate

Ciclista de 61 anos é atingido por carro e resgatado de helicóptero na BR-408, no Grande Recife

Acidente ocorreu no acostamento da rodovia e mobilizou uma equipe aeromédica da Polícia Rodoviária Federal durante o início da tarde desta terça-feira (25).

Prefeitura de Caruaru.
Chamada

Prefeitura de Caruaru convoca aprovados em seleções da Saúde e Educação; veja lista

Os convocados deverão realizar o envio digital da documentação comprobatória nesta quarta-feira, 26 de agosto de 2026.

mais notícias

+

Newsletter