Mirella Almeida e Ramos. Foto: Portal de Prefeitura
O Instituto Veritá, com suas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições municipais nas cidades pernambucanas de Olinda e Paulista, acertou os vencedores em ambos os casos.
Nas pesquisas, o instituto apontou a vitória de Mirella Almeida (PSD) em Olinda e de Severino Ramos (PSDB) em Paulista, e, mesmo com pequenas variações numéricas, ambos os estudos se confirmaram nas urnas, fortalecendo a confiabilidade de suas análises e dados.
Em Olinda, a pesquisa do Veritá, divulgada em 26 de outubro, indicava que Mirella Almeida sairia vitoriosa com 52,2% dos votos válidos, enquanto o candidato Vinicius Castello (PT) ficaria com 47,8%. O resultado final, anunciado no dia seguinte, praticamente espelhou essa previsão: Mirella conquistou 51,38% dos votos, e Vini Castello somou 48,62%, uma diferença que ficou dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais, estabelecida pelo instituto. A pesquisa está registrada no TRE-PE com o número PE - 07865/2024.
Já em Paulista, o Instituto Veritá divulgou um levantamento em 22 de outubro que também se concretizou. Os dados indicavam que Ramos teria 67,8% das intenções de voto contra 32,2% de Júnior Matuto (PSB). Embora a pesquisa apontasse uma vitória significativa, a realidade das urnas foi ainda mais expressiva: Ramos obteve 73,36% dos votos válidos, ampliando a diferença prevista e confirmando o amplo favoritismo. A pesquisa está registrada no TRE-PE com o número PE - 03741/2024.
O Portal de Prefeitura, um dos veículos que divulgou as pesquisas do Veritá, contribuiu para ampliar a visibilidade desses levantamentos, reforçando a credibilidade tanto do nossos site de notícias quanto do instituto de pesquisas.
Com 100% de urnas apuradas, Mirella Almeida (PSD) conquistou 111.613 votos, o que representa 51,38%, sendo eleita prefeita da cidade de Olinda com o fim do segundo turno das eleições municipais realizadas neste domingo, 27 de outubro. Esta foi a primeira vez que Mirella disputou um cargo eletivo.
A prefeita eleita fez parte da gestão do prefeito Professor Lupércio (PSD), comandando a Secretaria de Planejamento e Fazenda. Mirella também esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Olinda.
À frente da Secretaria de Planejamento e Fazenda, Mirella participou da preparação do município para a chegada de empreendimentos, incentivando a geração de emprego e renda. Durante sua gestão, ela também propôs uma lei para isenção e anistia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Limpeza Urbana e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para beneficiários da faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida ou da faixa 1,5 do Programa Casa Verde e Amarela.
Na área do turismo, Mirella teve destaque ao atuar no planejamento do Carnaval 2024, coordenando a programação e as ações para a festividade, além de outras iniciativas voltadas para a cidade.
Durante sua campanha no primeiro e segundo turno, a candidata contou com o apoio do atual prefeito Professor Lupércio (PSD), da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), da prefeita reeleita de Igarassu, Professora Elcione Ramos, do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do deputado estadual Cleiton Collins (PP), e do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do Partido Progressistas em Pernambuco, entre outros nomes influentes.
Com 100% de urnas apuradas, Ramos conquistou 120.228 votos, o que representa 73,36% e foi eleito prefeito da cidade do Paulista com o fim do segundo turno das eleições municipais realizadas no domingo, 27 de outubro. A cidade do Paulista fica localizada na Região Metropolitana do Recife, sendo o sexto maior colégio eleitoral do estado, com 235.213 eleitores aptos a votar.
Ramos já foi vereador da cidade do Recife por dois mandatos, além de ter ocupado uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco entre 2011 e 2014, quando obteve 20,2 mil votos pelo antigo PMN. Esta não foi a primeira vez que o prefeito eleito tentou o cargo. Nos pleitos de 2016 e 2020, Ramos participou da disputa, mas não obteve sucesso, ficando fora do segundo turno.
No pleito de 2024, o cenário mudou. Ramos teve a maior votação de sua vida, conquistando 74.092 votos votos, 44,36% dos votos válidos em Paulista, no primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro.
Nas pesquisas do primeiro turno, Ramos aparecia em segundo lugar, atrás de Júnior Matuto (PSB), com quem disputou o segundo turno. Já as pesquisas feitas às vésperas da votação do segundo turno mostravam o tucano com uma ampla vantagem em relação ao seu adversário.
Eleito, o pesedebista contou com o apoio de lideranças políticas e nomes de peso no estado, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), o atual prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PT), o deputado federal Pastor Eurico (PL), além de Mirella Almeida, candidata à Prefeitura de Olinda.
2
19:58, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+