Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet amplia alerta de chuvas intensas em Pernambuco e coloca 161 municípios em nível de perigo

O órgão informou que a instabilidade deve continuar ao longo da semana, principalmente na Região Metropolitana.

Redação

07 de abril de 2026 às 17:35   - Atualizado às 17:37

Chuva no Recife.

Chuva no Recife. Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou, nesta terça-feira, 7 de abril, o alerta de chuvas intensas para Pernambuco e ampliou a área de abrangência do aviso emitido no dia anterior.

O órgão informou que a instabilidade deve continuar ao longo da semana, principalmente na Região Metropolitana do Recife, nas Zonas da Mata Norte e Sul, com avanço também para o Agreste e parte do Sertão.

Ao todo, 161 municípios pernambucanos entraram em alerta laranja, que indica situação de perigo. O instituto prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos que podem alcançar até 100 quilômetros por hora. Outros 22 municípios do Sertão seguem sob alerta amarelo, classificado como perigo potencial.

O Inmet informou que o cenário aumenta o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O órgão orientou a população a evitar áreas abertas e seguir as recomendações da Defesa Civil enquanto o aviso permanecer em vigor. A previsão divulgada pelo instituto vale até a noite desta terça-feira, mas aponta que a condição de instabilidade deve permanecer nos próximos dias.

Em paralelo, a Agência Pernambucana de Águas e Clima mantém alerta vermelho devido ao volume de chuvas já registrado no estado. O aviso estadual reforça a gravidade do cenário enfrentado por diversos municípios, principalmente na faixa litorânea e na Região Metropolitana.

Veja Também

Na prática, os efeitos da chuva já impactaram diretamente a rotina da população. Em Olinda, o acumulado chegou a 128,15 milímetros em apenas 24 horas. Em Paulista, o volume atingiu 116,36 milímetros no mesmo período. Diante desses números, as prefeituras dos dois municípios suspenderam as aulas nas redes municipais como medida de segurança.

No Recife, o acumulado registrado foi de 84,6 milímetros em 24 horas. A capital pernambucana entrou em estágio de alerta e registrou diversos pontos de alagamento em bairros da cidade. A Prefeitura do Recife suspendeu atividades presenciais e serviços considerados não essenciais no turno da manhã como forma de reduzir a circulação de pessoas durante o período mais crítico.

Moradores registraram imagens de ruas cobertas pela água e compartilharam nas redes sociais. Motoristas relataram dificuldades para circular em avenidas e vias secundárias. A água acumulada em diferentes pontos afetou o deslocamento de trabalhadores e estudantes.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:35, 17 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Juntos pela Segurança: Governo investe quase R$ 40 milhões e na construção de 25 delegacias novas
Pernambuco

Juntos pela Segurança: Governo investe quase R$ 40 milhões e na construção de 25 delegacias novas

No Recife, a nova delegacia será instalada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital.

Xand de Pilares.
Música

Recife recebe turnê de Xand de Pilares e Grupo Revelação; veja quando

Os ingressos começam a ser vendidos neste mês. A nova fase do espetáculo reúne diferentes momentos da trajetória do grupo.

Júnior Matuto.
Paulista

Justiça manda fechar empreendimento por suspeita de fraude envolvendo ex-prefeito Júnior Matuto

De acordo com o MPPE, um terreno público teria sido concedido de forma irregular a uma empresa ligada a empresário aliado do ex-gestor municipal, que nega irregularidades.

mais notícias

+

Newsletter