Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hospital Barão de Lucena regulariza abastecimento de bolsas para pacientes ostomizados

Item vai beneficiar quem é cadastrado junto ao Programa de Ostomizados e que já está sendo entregue, de acordo com a especificação de cada necessidade.

19 de setembro de 2024 às 08:17   - Atualizado às 08:43

Hospital Barão de Lucena regulariza abastecimento de bolsas para pacientes ostomizados

Hospital Barão de Lucena regulariza abastecimento de bolsas para pacientes ostomizados Foto: Divulgação

Mais 8 mil bolsas de ostomia foram entregues no Hospital Barão de Lucena (HBL), na última terça-feira, 17 de setembo. O quantitativo, que beneficiará os pacientes cadastrados junto ao Programa de Ostomizados, já está sendo dispensado aos pacientes, de acordo com a especificação de cada um. Na quarta-feira passada (11), a unidade recebeu 2.630 bolsas, totalizando pouco mais de 10,6 mil em uma semana. Para os próximos dias, estão previstas a chegada de mais 6 mil bolsas. 

No Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (18), foi publicado um aviso de intenção para contratação de empresa especializada para fornecimento de bolsas de ostomia – grupo VI, para o atendimento à demanda do HBL.

“Além da chegada das bolsas de ostomia, já iniciamos os atendimentos ambulatoriais, visando à reconstituição do trânsito intestinal dos pacientes aptos. O próximo passo será a implementação de sistema informatizado para o controle das demandas de todos os pacientes do estado”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. 

Na última segunda-feira (16), a unidade iniciou os atendimentos ambulatoriais visando à reavaliação dos pacientes ostomizados. As consultas, realizadas por cirurgião oncológico, buscam identificar os pacientes aptos para reconstrução de trânsito — cirurgia que permite a remoção da ostomia e a devolução para o paciente de um trânsito intestinal habitual. Um paciente ostomizado é aquele que passou por uma intervenção cirúrgica — abertura de orifício na região abdominal, chamada de estoma — para possibilitar uma saída para produção de urina e/ou fezes. 

O Barão de Lucena é considerado um serviço especializado para o acompanhamento desses pacientes. Atualmente, 3 mil pacientes estão cadastrados junto ao Programa de Ostomizados na unidade hospitalar. Outros 465 pacientes ostomizados são acompanhados em Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e mais 252 no Hospital Regional do Agreste (HRA).

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:02, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

FMO firma parceria com Secretaria de Saúde para atuação no Carnaval de Olinda
Cuidados

FMO firma parceria com Secretaria de Saúde para atuação no Carnaval de Olinda

Além de atuar na estrutura montada para atendimentos de urgência e primeiros socorros, estudantes da Faculdade também acompanharão ações de prevenção, promoção e assistência à população.

Viatura do SAMU ao lado de avião do serviço aeromédico.
Iniciativa

Governo Raquel disponibiliza serviço aeromédico com aviões e helicópteros para o Carnaval 2026

A ação integra o conjunto de estratégias do Governo de Pernambuco para garantir assistência rápida, segura e qualificada durante os festejos de Momo.

Rinha de Galos: após recurso do Atlético Mineiro, Galo da Madrugada se pronuncia sobre polêmica
Disputa

Rinha de Galos: após recurso do Atlético Mineiro, Galo da Madrugada se pronuncia sobre polêmica

O maior bloco carnavalesco do mundo afirmou que, ao contrário do que o clube alegou, "o que está em jogo não é concorrência, mas identidade cultural".

mais notícias

+

Newsletter