A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, garantindo acesso à alimentação digna.
Raquel Lyra em cozinha comunitária. Foto: Reprodução
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou na última sexta-feira, 8 de julho, a Cozinha Comunitária Edite Maria Dionízio, no distrito de Santa Luzia, em Manari. A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, garantindo acesso à alimentação digna para a população em situação de vulnerabilidade social.
A unidade homenageia uma figura importante para a comunidade local, representando o reconhecimento da memória e da identidade do território. Localizada na Praça Central do distrito, a cozinha funcionará no turno da manhã, com a produção e entrega de refeições no horário do almoço.
Para garantir o preparo e as distribuições das refeições com qualidade, a cozinha será composta por sete profissionais: uma coordenadora, uma chef de cozinha, um ajudante de cozinha, dois auxiliares de serviços gerais, uma recepcionista e um vigilante.
Com essa entrega, Manari passa a contar com duas Cozinhas Comunitárias em funcionamento, fortalecendo a rede de proteção social no município. Desde o início da gestão Raquel Lyra, em 2023, já foram implantadas 154 unidades, sendo 29 apenas em 2025. Ao todo, Pernambuco conta com 209 cozinhas e já ultrapassou a marca de 15 milhões de refeições distribuídas em todo o estado.
"Investir em cozinhas comunitárias é investir em dignidade. Cada unidade representa um espaço de cuidado, de acolhimento e de garantia de direitos. Estamos falando de mais de 15 milhões de refeições servidas em todo o estado e isso só é possível porque há uma gestão comprometida com quem mais precisa”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.
Cada Cozinha Comunitária recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil via cofinanciamento estadual. Esse modelo de apoio garante o funcionamento pleno e sustentável das unidades, consolidando a política como uma ação permanente de combate à fome em Pernambuco.
2
3
4
17:44, 15 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Até o momento, a operação já resultou na abertura de 250 oportunidades, enquanto outras 350 pessoas estão em fase de seleção.
Será autorizado o início de obras de lotes da Adutora do Agreste e anúncio da entrega de dessalinizadores.
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
mais notícias
+