Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco inaugura novas Cozinhas Comunitárias em Bodocó e Sirinhaém

As unidades reforçam a rede de segurança alimentar do estado e ampliam a oferta de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

Ricardo Lélis

12 de junho de 2026 às 17:42   - Atualizado às 17:42

Cozinha Comunitária.

Cozinha Comunitária. (Foto: Franciele Sottero / SAS)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em parceria com as prefeituras de Bodocó e Sirinhaém, inaugurou, nesta sexta-feira, 12 de junho, duas novas Cozinhas Comunitárias.

As unidades reforçam a rede de segurança alimentar do estado e ampliam a oferta de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante a manhã, Bodocó inaugurou a Cozinha Comunitária Maria da Conceição Horas (Maria Mano), localizada na Rua Manoel Pereira Horas.

Segunda unidade do município, a cozinha funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30, oferecendo almoço.

A equipe é formada por 1 coordenadora, 1 nutricionista, 1 cozinheira, 1 auxiliar de cozinha, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 recepcionista e 2 vigias, garantindo preparo adequado dos alimentos, organização do espaço e acolhimento ao público atendido.

Veja Também

Já no início da tarde foi a vez do município de Sirinhaém inaugurar a Cozinha Comunitária do Barreirão, instalada no bairro do Barreirão.

Terceira unidade do município, o equipamento funciona das 8h às 16h, oferecendo almoço e jantar.

A cozinha conta com 1 coordenadora, 1 cozinheiro, 1 auxiliar de cozinha, 2 auxiliares de serviços gerais, 1 porteiro e 1 nutricionista, estrutura montada para garantir a produção e distribuição das refeições para a população acompanhada pela rede socioassistencial.

O secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, destacou o ritmo das entregas e o impacto social da iniciativa:

“O Governo de Pernambuco não para nem um minuto. Cada inauguração significa que mais famílias passam a ter a segurança de uma refeição garantida e o fortalecimento da nossa rede de proteção social. É assim, em parceria com as prefeituras, que seguimos ampliando o enfrentamento à fome e transformando vidas em todo o estado.”

Com essas inaugurações, Pernambuco passa a contar com 295 cozinhas comunitárias em funcionamento, sendo 240 implantadas pela atual gestão e 43 entregues apenas em 2026.

Desde 2023, já foram servidas mais de 27,2 milhões de refeições, consolidando o Programa Bom Prato como uma das maiores políticas públicas de combate à fome do país.

Cada unidade recebe um investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção, garantindo a oferta diária de 200 refeições gratuitas à população que mais precisa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:50, 18 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Investigação

Operação Babet: MPPE prende suspeitos de fraudar concursos públicos em Pernambuco e Alagoas

As apurações começaram a partir de apurações do Ministério Público de Alagoas (MPAL) sobre irregularidades identificadas no concurso para a Guarda Municipal de Rio Largo.

Renan vai a Olinda e será entrevistado na Globo; Ivan na TV Jornal, Raquel na TV Guararapes e João em ato em Garanhuns
Agendas

Renan vai a Olinda e será entrevistado na Globo; Ivan na TV Jornal, Raquel na TV Guararapes e João em ato em Garanhuns

A corrida eleitoral em Pernambuco ganha ritmo intenso com entrevistas na TV, caminhadas pelo Grande Recife e atos políticos no interior do estado.

Cidade do Recife em dia de chuva.
Clima

Apac emite aviso de atenção para chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Agreste

No comunicado divulgado nas redes sociais, a Apac reforçou que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil diante das condições previstas.

mais notícias

+

Newsletter