Raquel Lyra fez questão de destacar que seja lá quem for denunciado por qualquer tipo de crime deve ser investigado e que não se pode misturar o trabalho policial com palanque eleitoral.
01 de fevereiro de 2026 às 09:33 - Atualizado às 10:02
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco Foto: Miva Filho/Divulgação Secom
Através das redes sociais, a governadora Raquel Lyra (PSD), publicou no sábado (30), um vídeo em que rebate a postura da oposição, sobre acusação de perseguição a adversários de seu governo (assista vídeo abaixo).
Raquel Lyra fez questão de destacar no seu pronunciamento, que a Polícia Civil atua com autonomia e que vai investigar quem for denunciado por qualquer tipo de crime e que não se pode misturar o trabalho policial com palanque eleitoral.
“Liderar é ter coragem e responsabilidade de explicar com a verdade aquilo que tem de ser dito. Não existe em Pernambuco orientação de perseguir quem quer que seja. Por outro lado é importante dizer que sob meu comando nada e nem ninguém deixará de ser investigado, se houver indícios suficientes para isso. Eu trato esse assunto com serenidade porque foi sempre assim que eu conduzir a vida pública. Com respeito às leis, as instituições e, principalmente, a verdade”, disse a governadora.
Em tom firme a governadora pontuou a importância da Polícia Civil como instituição e da autonomia que possui, assim como não pode agradar interesses políticos.
“A Polícia Civil de Pernambuco é uma instituição de estado com autonomia e responsabilidade funcional. Ela não pertence a governo, não serve a interesses políticos e jamais será instrumento de ninguém. Não é hora de distorcer fatos e nem de transformar um tema técnico em palco eleitoreiro. Eu sigo fazendo aquilo para qual fui eleita: governar, trabalhar
Leia Também
Veja Também
Por fim, aproveitou no vídeo para também elencar os investimentos que seu governo tem feito para garantir mais segurança, citando a compra de armamentos de novas viaturas e o contrato de 7000 novos policiais até o final deste ano: "por que Pernambuco precisa de governo e não de barulho", diz a governadora.
O pronunciamento é divulgado no mesmo dia em que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decide após o PSB, através do presidente nacional da sigla, prefeito João Campos, recorrer por meio de petição, que a Polícia Federal apure o caso da investigação da Polícia Civil contra o secretário de Articulação e Política Social da Prefeitura do Recife, Gustavo Monteiro, e do seu irmão, Eduardo Monteiro, que é assessor da gestão municipal. Entre agosto e outubro de 2025, agentes investigaram uma denúncia anônima sobre possível caso de propina na gestão do prefeito João Campos (PSB) através de fornecedores da Prefeitura do Recife. Onde, não se foi constada a irregularidade durante esse período em que policiais civis investigaram.
3
4
22:46, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+