12 de março de 2025 às 14:46 - Atualizado às 14:46
Engenheiro civil André de Souza Fonseca, Foto: Divulgação
O engenheiro civil André de Souza Fonseca, que atuava como secretário executivo de Política Urbana e Habitação de Pernambuco, foi nomeado nesta quarta-feira, 12 de março, pela governadora Raquel Lyra. Ele assumirá a presidência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). A escolha já foi publicada no Diário Oficial do Estado.
A designação acontece dentro de um reposicionamento estratégico do Governo de Pernambuco na gestão metropolitana compartilhada. Essa mudança agregou a agência à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fonseca se especializou ao longo da carreira em Gestão Pública, Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia. Ele também se especializou em Gestão do Desenvolvimento Territorial com Ênfase em Política Habitacional. Além disso, possui formação executiva pela HSM Educação Executiva e certificações em liderança e gestão estratégica. Antes de ingressar no Governo Estadual, André Fonseca teve uma trajetória consolidada na Caixa Econômica Federal. Ele atuou por mais de 15 anos em diversas funções estratégicas.
A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou na noite da terça-feira, 11 de março, mais uma unidade do Expresso Cidadão em Pernambuco, desta vez em Carpina, na Zona da Mata Norte. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia, que marcou a chegada de novos serviços ao programa.
A unidade é a primeira do Estado a oferecer atendimento da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a contar com o Expresso Conectado, um espaço dedicado a ações e programas governamentais, com atendentes preparados para facilitar o acesso da população a serviços rápidos.
“Estamos inaugurando o Expresso Cidadão, o primeiro da Mata Norte e cheio de boas notícias. Aqui, temos a presença da Secretaria da Fazenda, além da entrega do Expresso Conectado, uma grande novidade para facilitar a vida da população, na palma da mão. Além disso, estão presentes o Detran, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), a Compesa. E, mais do que tudo, é uma alegria imensa saber que 35 trabalhadores vão atender aqui, das 8h às 17h, garantindo mais cidadania, dignidade e proximidade do Governo de Pernambuco com o povo do nosso Estado”, afirmou Raquel Lyra.
Entre as novidades, o Expresso Conectado funcionará como um espaço de apoio à população, oferecendo atendimento para serviços como o Alerta Celular, além do cadastramento nos programas Morar Bem, Mães de Pernambuco e QualificaPE.
A iniciativa busca fortalecer o letramento digital e ampliar o acesso às políticas públicas estaduais.
Outra novidade é a inclusão dos serviços da Sefaz na unidade, permitindo a emissão de IPVA e o parcelamento do ICMS diretamente no Expresso Cidadão.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou a importância da ampliação do programa.
“O Expresso Cidadão facilita a vida do cidadão com diversos serviços do Governo do Estado. Aqui, hoje, nós teremos serviços da Compesa, do Detran, do Procon, da Central de Atendimento ao Servidor Público, Receita Federal, INSS, entre outros”, explicou.
1
2
3
12:52, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O processo será realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o governo federal, por meio do Iphan, ação do Novo PAC.
O único gol foi marcado por Fabricio Domíngues, aproveitando o rebote da finalização de Gustavo Maia, já no segundo tempo.
A ação busca proporcionar atividades físicas, esportivas e recreativas para crianças e adolescentes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
mais notícias
+