Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Vivemos um processo firme de transição energética em Pernambuco', diz Raquel Lyra no Esfera Brasil

A governadora apresentou os avanços conquistados pelo estado e as ações do governo estadual no painel Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Fernanda Diniz

07 de junho de 2025 às 14:00   - Atualizado às 14:18

Raquel Lyra no Esfera Brasil.

Raquel Lyra no Esfera Brasil. Foto: Divulgação

A governadora Raquel Lyra foi uma das painelistas no segundo dia do Fórum Esfera Brasil, realizado no Guarujá, em São Paulo, neste sábado, 7 de junho.

A gestora estadual apresentou os avanços conquistados por Pernambuco e as ações do governo estadual no painel Sustentabilidade como vantagem competitiva, mediado pelo jornalista William Waack.

No debate, ao lado da governadora, estiveram Luis Felipe Salomão (ministro e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça), Gustavo Pimenta (CEO da Vale) e Cristiano Pinto da Costa (presidente da Shell no Brasil).

Questionada sobre o processo de transição energética por qual o mundo e o Brasil passam, a governadora destacou que se trata de um desafio para o qual o Governo do Estado está preparado.

"O cenário é incerto, mas o Nordeste e Pernambuco enxergam esse momento como uma grande oportunidade de crescimento. Temos condições de praticar a transição energética como poucos lugares no mundo, devido à constância dos nossos ventos e por ter sol o ano inteiro. Vivemos um processo muito firme de transição energética no nosso Estado. Lançamos um Plano de Mudança Econômica e Ecológica em que buscamos trabalhar o crescimento de Pernambuco baseado na nova economia", destacou. 

Veja Também

A governadora de Pernambuco foi apresentada no Fórum Esfera Brasil como uma das jovens e promissoras lideranças políticas do país e deu exemplos concretos das ações de transição energética no território pernambucano.

"Em Pernambuco, temos muitos projetos colocados à mesa que demonstram para onde queremos ir. Estamos trabalhando a transição energética no Posso Gesseiro do Araripe, que consumia lenha da Caatinga e agora começa a utilizar gás canalizado da Copergás. Está em processo de licitação o segundo trem da Refinaria Abreu e Lima, que já vai ter tecnologia pronta para poder trabalhar com o biocombustível. Há a possibilidade de instalação (no Porto de Suape) da European Energy, indústria de metanol", enumerou.

AÇÕES - De acordo com a governadora, a chave para o sucesso das iniciativas é ir além da produção de energia limpa, mas, sobretudo, agregar valor a ela e implementar  projetos sustentáveis que contribuam com o crescimento do Estado sem prejudicar o meio ambiente e levando em consideração a justiça social.

Na última quinta-feira (5), data em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo de Pernambuco lançou quatro políticas ambientais para o Estado. 

Entre as iniciativas apresentadas, estão o Cartão Verde Pernambuco, que vai pagar ao menos R$ 315 por mês a famílias engajadas com a recuperação da vegetação nativa estadual, e o Plantar Juntos Organizações Socioambientais, que prevê o plantio de pelo menos 450 mil mudas de espécies da Caatinga e da Mata Atlântica.

Outra iniciativa é o decreto Plantar Juntos Cidades Verdes, que determina que todas as obras públicas urbanas executadas pelo Estado deverão incluir a arborização com espécies nativas. 

"Precisamos incluir as pessoas nesse debate de transição energética. Eu lancei um programa nesta semana, no Dia do Meio Ambiente, sobre pagamento do serviço ambiental para manter a floresta de pé, para manter a Caatinga de pé", disse, referindo-se ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que oferece compensação financeira a proprietários e comunidades que adotam práticas de conservação, como a proteção de nascentes, recomposição de áreas degradadas e manutenção de florestas.

ENERGIA LIMPA - Reforçando o compromisso com a agenda ambiental, em 2024, foram estabelecidos novos critérios para o licenciamento de projetos de geração de energia renovável.

Duas instruções normativas publicadas pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) definiram parâmetros técnicos objetivos, fruto de um processo participativo conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec).

As diretrizes integram a política ambiental do Estado por meio do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), garantindo mais segurança jurídica e previsibilidade ao setor.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:07, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter