13 de novembro de 2023 às 13:44
No mês de outubro deste ano a violência causada por tiroteios no estado de Pernambuco, atingiu vários bairros e cidades.
Segundo o relatório mensal feito pelo Instituto Fogo Cruzado os bairros mais afetados foram:
Muribeca (Jaboatão dos Guararapes): 7 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos
Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho): 5 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido
Varadouro (Olinda): 5 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos
Cordeiro (Recife): 5 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido
Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 4 tiroteios e 5 mortos
Torrões (Recife): 4 tiroteios e 4 mortos e 2 feridos
Entre os 120 mortos na região metropolitana em outubro, 117 eram homens e três eram mulheres. Dos 64 feridos, 56 eram homens e oito eram mulheres.
Entre os 120 mortos na região metropolitana em outubro, 62 eram negros, 14 eram brancos e 44 não tiveram a cor/raça revelada. Entre os 64 feridos, 11 eram negros, dois eram brancos e 51 não tiveram a cor/raça revelada.
Uma criança foi baleada na região metropolitana do Recife em outubro deste ano e sobreviveu. No mesmo período de 2022, quatro crianças foram baleadas e sobreviveram.
11 adolescentes foram baleados no mês de outubro no Grande Recife: nove deles morreram e dois ficaram feridos. Em outubro de 2022, também ocorreram 11 adolescentes baleados: oito morreram e três ficaram feridos.
Três idosos foram mortos a tiros no Grande Recife em outubro deste ano. Em outubro de 2022, dois idosos foram baleados e sobreviveram.
Em outubro, 21 pessoas foram baleadas quando estavam dentro de casa: 15 morreram (13 homens e duas mulheres) e seis ficaram feridas (três homens e três mulheres). Em outubro de 2022, 23 pessoas foram baleadas dentro de casa: 15 morreram (11 homens e quatro mulheres) e oito ficaram feridas (cinco homens e três mulheres).
Houve quatro casos de homicídios múltiplos na região metropolitana do Recife em outubro, resultando na morte de nove pessoas. Em outubro de 2022, ocorreram seis casos que resultaram na morte de 12 pessoas.
10 pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: três morreram e sete vítimas mortais. Em outubro de 2022, sete pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: quatro morreram e três vítimas feridas.
Quatro pessoas foram vítimas de bala perdida no Grande Recife: uma morreu e três ficaram feridas. Em outubro de 2022, cinco pessoas foram vítimas de balas perdidas: todas sobreviveram.
Dois mototaxistas foram baleados na região metropolitana do Recife em outubro deste ano: um morreu e o outro ficou ferido. Em outubro de 2022, três mototaxistas foram mortos a tiros.
Um vendedor ambulante foi baleado no Grande Recife e sobreviveu. Em outubro de 2022 um vendedor ambulante foi morto a tiros.
Uma gestante foi baleada no Grande Recife em outubro deste ano e sobreviveu. Em outubro de 2022 também ocorreu uma gestante ferida por disparo de arma de fogo.
O Fogo Cruzado é um Instituto que utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 40 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.
Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado obtém e disponibiliza informações sobre tiroteios, verificados em tempo real, que são o único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.
1
2
3
11:15, 14 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
O MPPE afirma que a realização de cultos religiosos de uma única denominação possa desrespeitar o princípio da laicidade do Estado.
Segundo a Polícia Militar, o caso começou com uma colisão entre o coletivo e um carro BMW, o que gerou uma discussão entre os motoristas.
Segundo a Polícia Civil, o casal havia discutido, e em seguida o parceiro partiu para violência.
mais notícias
+