A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade estima a contratação temporária de cerca de 4 mil pessoas.
11 de novembro de 2024 às 09:32 - Atualizado às 10:38
Centro da Cidade. Foto: Divulgação.
Com o fim do ano se aproximando e a alta demanda em diversos setores econômicos, surge uma boa oportunidade para quem procura recolocação ou um primeiro emprego.
No Recife, o comércio impulsiona essa movimentação, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade estima a contratação temporária de cerca de 4 mil pessoas, um aumento de 5% a 10%, especialmente nos setores de calçados, vestuário, alimentação e eletroeletrônicos.
O setor de shopping centers, segundo a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), também projeta um aumento de 8% nas vendas, abrangendo eventos como a Black Friday e o Natal, e a demanda de mão de obra temporária pode chegar a 5 mil vagas entre novembro e janeiro.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que cerca de 40% dos estabelecimentos estão abrindo vagas temporárias para o período, com 81% dos empresários prevendo aumento nas vendas.
Para quem busca essas vagas, o diretor da Asserttem, Cristian Giuriato, sugere procurar as agências de emprego presencialmente, onde é possível atualizar o currículo e realizar o cadastro imediatamente. Para os temporários que almejam efetivação, ele recomenda comprometimento, pontualidade, proatividade e o uso adequado do vestuário.
Giuriato também observa que, especialmente para os que estão ingressando no mercado, o trabalho temporário é uma oportunidade de ganho de experiência, desfazendo o antigo preconceito de que contratos curtos prejudicam a carreira.
Os trabalhadores temporários, contratados por períodos de até 270 dias, têm todos os direitos dos celetistas, exceto aviso prévio. O contrato é regulamentado pela Lei Nº 6.019/74, e, se houver interesse do empregador, o temporário pode ser efetivado ao fim do período.
Em suma, o fim de ano traz perspectivas de crescimento econômico e oportunidades no mercado de trabalho temporário, sobretudo no comércio e em serviços que atendem a demanda sazonal, oferecendo também chances de aprendizado e potencial efetivação para novos trabalhadores.
3
07:44, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+