Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Festival Pernambuco Meu País 2025 transforma Serra Negra em palco de cultura, música e tradição

Noite histórica em Bezerros celebra diversidade cultural com shows gratuitos, ações sociais e participação de autoridades e artistas.

Beto Dantas

09 de agosto de 2025 às 11:35   - Atualizado às 11:51

Festival Pernambuco meu País, Governadora, vice, prefeitos e políticos da região.

Festival Pernambuco meu País, Governadora, vice, prefeitos e políticos da região. Foto:Miva Filha/SECOMPE

O distrito de Serra Negra, em Bezerros, no Agreste Central, viveu uma noite histórica nesta sexta-feira (8), com a abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025. Prestigiada pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, a festa transformou as ruas e 10 polos culturais em um grande palco a céu aberto, com shows gratuitos e ações de cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, gastronomia e economia criativa. Após passar por Salgueiro, Triunfo e Buíque, o festival aportou na Serra reunindo moradores e turistas para celebrar as mais diversas expressões culturais do Estado. 

 

“O Pernambuco Meu País é um festival que já se consolidou. Com ele não temos apenas shows musicais, ao longo de todo o dia acontecem apresentações de manifestações culturais, oficinas e ações que dão acesso a diversas linguagens artísticas, aproximando todos da cultura. Ele garante, também, que o empreendedorismo local possa gerar renda, especialmente na gastronomia, e que, por meio da arte, o nosso povo possa sobreviver”, destacou a governadora Raquel Lyra

 

O Festival Pernambuco Meu País também conta com o Rede PE, que leva serviços, formação e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, reforçando o compromisso de unir arte, cidadania e desenvolvimento social.

Veja Também

 

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou o impacto positivo do festival no turismo local. “Aqui em Bezerros estamos registrando 100% de ocupação na rede hoteleira, com muitas pessoas procurando casas e chácaras para alugar. São turistas de outros estados e municípios subindo a Serra Negra para conhecer a nossa cultura e tradição”, enfatizou o titular da pasta.

 

Na noite desta sexta, o palco Pernambuco Meu País foi tomado por grandes nomes da música nacional, em uma mistura de diferentes estilos e gerações. Lia de Itamaracá encantou com a sua ciranda, a Banda Ave Sangria trouxe o rock psicodélico pernambucano, o Barão Vermelho fez o público cantar seus clássicos e Ana Carolina encerrou a programação com sua voz marcante e sucessos que emocionaram a plateia.

 

“Serão três dias com uma programação recheada, e o clima da região é um elemento a mais que torna tudo mais charmoso e pulsante. Serra Negra já é um local que recebe turistas regularmente e que, neste fim de semana, contará com uma agenda especial de atrações que já começaram por aqui”, pontuou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 

 

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, chamou atenção para o impacto do festival no desenvolvimento das cidades do interior. “Com ações como esta nós conseguimos fomentar também o turismo, o desenvolvimento econômico dessas regiões, dar acesso à cultura às pessoas que normalmente não alcançam todas essas linguagens, além de valorizar os nossos artistas”, ressaltou. Entre os dias 8 e 10 de agosto, o palco Pernambuco Meu País também marca presença em Taquaritinga do Norte, compondo a programação do Festival Café Cultural 2025.

 

Nos três dias de festival em Bezerros, 390 agentes das forças de segurança - Polícia Militar (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE), atuarão de forma integrada, assegurando a tranquilidade do evento.

 

Estamos recebendo, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Pernambuco Meu País. Agradecemos a toda equipe do Governo do Estado que sabe de perto o que a cultura faz com o seu povo. Ficamos muito felizes em receber novamente grandes nomes da cultura pernambucana e nacional se encontrando aqui em Serra Negra”, celebrou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino. 

 

Estiveram presentes na festividade o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e João de Nadegi; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe) e Padre Joselito (Gravatá); o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); além do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire.

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:24, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter