Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-desembargador é acusado de apontar arma para motociclista durante confusão em espetinho no Recife

Bartolomeu Bueno, que é presidente do Conselho Fiscal do Santa Cruz, também foi denunciado por ofender policiais militares.

Redação

24 de setembro de 2025 às 12:21   - Atualizado às 12:26

Ex-desembargador Bartolomeu Bueno.

Ex-desembargador Bartolomeu Bueno. Foto: Reprodução

Um desentendimento entre o ex-desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais, aposentado do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e ex-presidente do Conselho Fiscal do Santa Cruz Futebol Clube, e o entregador de aplicativo Miqueias Santos de Moraes terminou em confusão na noite do dia 17 de setembro, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

O caso envolveu arma de fogo, discussão com policiais militares e resultou em um boletim de ocorrência por ameaça e desacato registrado na Delegacia do Cordeiro.

O episódio foi revelado inicialmente pelo jornalista Emerson Freitas em suas redes sociais na terça-feira, 23 de setembro, e ganhou repercussão após os relatos de testemunhas e a versão dos envolvidos.

Segundo Miqueias, o desentendimento começou nas proximidades do Espetinho do Picuí, na Rua Benfica. Ele contou que aguardava uma entrega quando Bartolomeu Bueno chegou de carro, apontou um revólver calibre 38 na sua direção e ordenou que ele saísse do caminho. Sentindo-se ameaçado, o entregador procurou uma viatura da Polícia Militar para denunciar o caso.

Dois policiais foram deslocados até o local e, de acordo com o relato, o ex-desembargador teria se exaltado, ofendido os agentes e exibido a arma que carregava na cintura. Os PMs ainda afirmaram que Bartolomeu apresentava sinais de embriaguez.

Veja Também

O boletim de ocorrência registra que, diante do comportamento de Bartolomeu, os militares acionaram o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para pedir reforços. Antes da chegada de mais viaturas, o ex-desembargador teria tentado deixar o local, mas foi contido pelos agentes.

Ainda conforme o relato do entregador, Bartolomeu colocou a arma no banco do carro. Nesse momento, Miqueias conseguiu retirar o revólver do veículo e entregou aos policiais.

Com a chegada de um oficial identificado como tenente Ximenes, o clima ganhou novos contornos. O oficial teria prestado continência ao ex-desembargador e até se oferecido para escoltá-lo até sua casa,  proposta que foi recusada por Bartolomeu.

O que diz o ex-desembargador?

Em entrevista ao g1, Bartolomeu Bueno negou que tenha apontado a arma para o entregador. Ele disse que apenas retirou o revólver do carro para colocá-lo na cintura, alegando preocupação com a violência na região.

“Ali está tendo muito assalto. Eu estava com meu revólver, mas em nenhum momento apontei para ele. Só pedi que afastasse a moto para não bater”, afirmou.

O ex-desembargador também confirmou ter consumido bebida alcoólica antes da confusão e alegou ter apresentado o registro da arma e sua carteira funcional aos policiais. Ele disse ter sido vítima de violência policial e que as imagens de câmeras de segurança vão comprovar sua versão.

“Foi tudo ilegal, quem sofreu violência fui eu. O sargento me desacatou, eu sou uma autoridade superior a ele”, declarou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:49, 27 Out

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seca.
Situação

Pernambuco tem 106 municípios em emergência por estiagem; prejuízos com a seca chegam a R$ 1 bilhão

A falta de chuvas compromete as atividades produtivas e agrava as dificuldades enfrentadas pelas cidades atingidas.

Sede da Prefeitura de Olinda
Mudança

Prefeitura de Olinda transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)

Com a alteração, os servidores municipais terão um período prolongado de descanso, já que o ponto facultativo será seguido pelo feriado nacional de Finados, celebrado na segunda-feira (2 de novembro).

Flaira Ferro conta com participações de artistas de cada cidade na turnê "Afeto Radical".
Pernambuco

Turnê de Flaira Ferro leva show gratuito "Afeto Radical" pelo Nordeste; confira cidades

Roteiro da artista pernambucana começa nesta quinta-feira (29) e inclui apresentações em Caruaru e no Recife, além de oficinas de criação artística.

mais notícias

+

Newsletter