Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estudantes de Pernambuco conquistam dez medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026

O estado garantiu três medalhas de ouro e duas de bronze no taekwondo, além de cinco terceiros lugares no atletismo.

Romildo Lacerda

24 de outubro de 2026 às 11:35   - Atualizado às 11:39

Estudantes de Pernambuco conquistam medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026.

Estudantes de Pernambuco conquistam medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026. Foto: Divulgação

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco conquistaram 10 medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, encerrado na quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O estado garantiu três medalhas de ouro e duas de bronze no taekwondo, além de cinco terceiros lugares no atletismo.

O resultado foi comemorado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), que destacou o desempenho dos jovens atletas e a importância do incentivo ao esporte nas escolas.

Conseguimos um resultado muito positivo no primeiro bloco, que demonstra o talento e o esforço desses jovens, além de reforçar a importância de investir no esporte escolar”, afirmou Marcos Nunes, secretário executivo de Esportes Educacionais da SEE. 

Taekwondo garante três medalhas de ouro

Entre os destaques da delegação pernambucana está Alícia Assunção, de 17 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Othon Paraíso, localizada no bairro da Mustardinha, no Recife. A atleta conquistou o ouro na categoria até 63 kg do taekwondo, sem sofrer derrotas, e também integrou a equipe mista que alcançou um título inédito na competição.

Veja Também

Para Alícia, as conquistas representam o esforço dedicado aos treinamentos e o apoio recebido ao longo da preparação.

Essas medalhas significam muito mais do que o resultado, mas o meu esforço diário nos treinos. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada comigo: ao meu técnico, aos meus colegas de treino e ao Governo de Pernambuco, que possibilitou a vinda de todos os atletas”, declarou.

Outro medalhista de ouro do taekwondo foi Luiz Felipe Soares, estudante da Erem Martins Júnior, localizada na Zona Norte do Recife. A modalidade também rendeu duas medalhas de bronze para Pernambuco.

Atletismo conquista cinco bronzes

No atletismo, os representantes pernambucanos subiram ao pódio cinco vezes, garantindo medalhas de bronze.

Nas provas individuais, os resultados foram conquistados por Gustavo Abrahan, Henrique de Aquino, Italo Nathanael e João Bezerra.

A quinta medalha veio na prova de revezamento 4x100 metros, com a equipe formada por Arthur Alencar, Julio Cesar Menezes, Gabriel Feitosa e Matheus Pereira.

Além do taekwondo e do atletismo, o primeiro bloco dos Jogos da Juventude contou com disputas de judô, remo virtual, tênis de mesa e triatlo.

Atleta pernambucano garante vaga no Gymnasiade

No remo virtual, Tutankamom Ramises, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Liceu Nóbrega, no Recife, completou a prova individual em 3min08s1 e garantiu classificação para o Gymnasiade, considerado o principal evento multiesportivo escolar do mundo.

Aos 15 anos, o estudante comemorou a oportunidade de representar Pernambuco e avançar para outra competição internacional do esporte escolar.

É uma experiência incrível estar aqui, representar o meu Pernambuco, disputar com os melhores da modalidade. É uma chance de aprender, evoluir e mostrar o meu potencial. Estou muito feliz com a classificação, era algo que eu já almejava há um tempo”, afirmou.

Competições continuam neste sábado

A programação dos Jogos da Juventude 2026 será retomada neste sábado (24), com o início das disputas de águas abertas, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, wrestling, handebol e voleibol.

Nesta nova etapa, Pernambuco contará com cerca de 80 integrantes na delegação, que seguirá representando o estado nas diferentes modalidades da competição nacional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:48, 24 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Campanha em Olinda pelo Outubro Rosa
Campanha

Olinda realiza ação do Outubro Rosa na Policlínica da Mulher do Varadouro

A iniciativa levou atendimento ginecológico, exame de citologia, vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e orientações.

Placa com o nome bar
Incentivo

Casas de shows do Recife podem receber R$ 70 mil para shows de música independente; veja como participar

Edital Palcos do Brasil prevê R$ 350 mil para apoiar até cinco estabelecimentos: dois na capital pernambucana, dois em Salvador e um no Rio de Janeiro.

Soldado preso por fugir com fuzil de quartel em Recife
Caso

Fuzil levado por soldado do Exército no Recife teria sido repassado ao tráfico, diz investigação

De acordo com os autos, o armamento teria sido entregue ao narcotráfico por meio de um indivíduo identificado como "Xande".

mais notícias

+

Newsletter