Na ocasião, a gestora foi a única mulher a discursar e a única governadora presente. "Somos duas mulheres governadoras pela primeira vez no país e estamos fazendo o Estado crescer sem deixar ninguém para trás.
Em Nova York, Raquel Lyra se destaca com protagonismo e liderança feminina em eventos globais. Foto: Divulgação
Ao participar do Valor Summit Brazil–USA, nesta quarta-feira, 14 de maio, a governadora Raquel Lyra destacou os desafios da representação feminina em espaços de poder.
Na ocasião, a gestora foi a única mulher a discursar e a única governadora presente.
“Somos duas mulheres governadoras pela primeira vez no país e estamos combatendo desigualdades e fazendo o Estado crescer sem deixar ninguém para trás. E é sobre isso que uma pernambucana vem falar. Lideramos o governo tomando decisões duras e transformadoras”, disse para um público majoritariamente masculino.
A governadora reforçou que Pernambuco vive um momento histórico com uma dupla feminina no comando do Executivo estadual. E defendeu que a participação política das mulheres é essencial para construir soluções mais inclusivas em áreas como educação, saúde e assistência social.
Ao enumerar os investimentos públicos que tem feito, a gestora lembrou que tem governado olhando para a transformação social, a exemplo do Mães de Pernambuco, que garante um auxílio mensal de R$ 300 para mulheres em vulnerabilidade social que tenham filhos.
Afirmou, ainda, que para garantir os R$ 111 milhões destinados às políticas de assistência social e combate à fome somente durante o ano de 2025, foi necessário tomar uma decisão política.
Em paralelo ao que contou sobre o estado, que supera desigualdade regional para se mostrar ao mundo com potencial, a gestora tem demonstrado protagonismo em ambientes que são formados, em sua maioria, por homens e ampliado a vitrine de Pernambuco com liderança política e decisão com olhar de futuro.
Compromissos internacionais
Participando da Brazilian Week, em Nova Iorque, a governadora Raquel Lyra apresentou, nesta terça-feira, 13 de maio, o painel sobre o tema “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, durante o LIDE Brazil Investment Fórum.
A 14ª edição do evento foi realizada no Harvard Club, reunindo autoridades brasileiras e líderes empresariais para debater oportunidades de investimento e fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Em sua fala, a gestora destacou os potenciais do Estado.
"Pernambuco cresceu acima da média do Nordeste brasileiro. Conseguimos sair de uma estagnação econômica para devolver a Pernambuco a sua visão estratégica de futuro nos posicionando como um local com potencial logístico, de geração de energia limpa e onde se investe em pessoas. Estamos aqui nos Estados Unidos para nos apresentarmos ao mundo como lugar com segurança jurídica, estabilidade tributária, solidez fiscal e investimentos públicos garantidos", ressaltou Raquel Lyra.
2
02:08, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+