Eduardo Batista e Marcílio Régio disputarão eleição. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
As candidaturas de Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP) à Prefeitura de Goiana serão oficializadas nesta segunda-feira, 17 de março, durante as convenções partidárias. O evento de Eduardo Batista, atual prefeito interino, está programado para começar às 17h. Já Marcílio Régio reúne seus apoiadores a partir das 18h11. Os dois disputarão a eleição suplementar marcada para o dia 4 de maio, quando os eleitores definirão quem governará o município até 31 de dezembro de 2028.
A nova eleição acontece após a candidatura de Eduardo Honório (UB) ser indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Honório, que assumiu a Prefeitura em 2017 como vice de Oswaldo Rabêlo Filho, chegou a vencer o pleito de 2024 com 78% dos votos, mas foi impedido de assumir o terceiro mandato consecutivo, ultrapassando o limite constitucional de oito anos no cargo.
Com a anulação da candidatura, Eduardo Batista, então presidente da Câmara Municipal, assumiu interinamente a Prefeitura e agora busca a eleição definitiva. Ele conta com o apoio da maioria dos vereadores e de ex-candidatos ao cargo. Por outro lado, Marcílio Régio, ex-vereador e ex-vice-prefeito, aposta em sua trajetória política e na alta popularidade de Eduardo Honório para conquistar o mandato.
As convenções desta segunda-feira serão um termômetro para medir a força de cada candidato antes do início oficial da campanha, que começa no dia 25 de março.
O prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista (Avante), anunciou na última segunda-feira, 10 de março, que escolheu Pedro Henrique (Republicanos) como vice na sua chapa para as eleições que ocorrem no município no dia 4 de maio.
O gestor municipal afirmou que a medida representa um equilíbrio na política.
“Pedro Henrique é um jovem dedicado, atuante e experiente e, assim como eu, tem o desejo de construir uma cidade melhor para todos”, disse Eduardo Batista.
A eleição o suplementar da cidade de Goiana, Litoral Norte de Pernambuco, foi marcada para o dia 4 de maio. A informação foi confirmada através da Resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A votação aconteceu no dia 25 de fevereiro.
A nova eleição foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após o ex-prefeito Eduardo Honório (UB), reeleito em 2024, ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em janeiro, Eduardo Honório, ex-prefeito de Goiana, anunciou o nome de Marcílio Regio (PP) como pré-candidato à Prefeitura do município e Lícia Maciel como vice.
Na época, o anúncio foi divulgado no Blog do Elielson. O anúncio contou com a presença de importantes figuras políticas e aliados, como o deputado estadual Antônio Moraes (PP), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o senador Humberto Costa (PT).
A aliança entre o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT) fortalece a candidatura de Régis, que já demonstra contar com o apoio de lideranças influentes na política local e estadual.
Batista, que foi eleito presidente da Câmara Municipal em janeiro e assumiu a Prefeitura interinamente, tem o apoio de 12 dos 17 vereadores e vem dialogando com outras lideranças políticas da cidade.
O prefeito interino e Honório eram aliados, mas agora estão em lados opostos. Batista aguarda a definição de quem será o candidato apoiado pelo ex-prefeito e reconhece que pode enfrentar um adversário forte, já que Honório obteve 78% dos votos na eleição anulada.
Apesar do cenário, Eduardo Batista reafirma sua candidatura e diz estar preparado para a disputa.
3
4
13:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
mais notícias
+