Pessoa fazendo teste da COVID-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O número de casos de Covid-19 em Pernambuco registrou um aumento expressivo de 282,46% na comparação entre novembro e dezembro de 2024, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Entre os dias 16 e 22 de novembro, o estado notificou 57 casos leves da doença. Já entre 21 e 27 de dezembro, esse número subiu para 218 casos, evidenciando a alta significativa.
Durante a reta final de 2024, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que apontou que 18,9% das pessoas com Covid-19 relatam sintomas persistentes. Entre os sinais mais relatados estão ansiedade, cansaço, dificuldade de concentração e perda de memória.
Mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, relatou ter sido infectada pela Covid-19. Segundo a pesquisa, os impactos da pandemia são grandes e duradouros, com acirramento de desigualdades históricas em saúde.
A partir do início de sintomas suspeitos, como febre, tosse, dor de garganta e outros relacionados, a SES-PE recomenda aguardar entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em serviços de saúde.
Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas e outros locais definidos pelos municípios.
Caso o resultado seja positivo, é necessário cumprir o isolamento de sete dias. Para aqueles que optarem por realizar um novo teste no quinto dia e o resultado for negativo, o isolamento pode ser encerrado antes.
É fundamental manter o uso de máscaras, a higienização das mãos e estar com o cartão de vacinação atualizado, respeitando o calendário vacinal voltado para a população pediátrica, idosos e grupos prioritários.
No Recife, há sete pontos de testagem para Covid-19. É necessário realizar o agendamento por meio do aplicativo Conecta Recife.
Confira os locais na capital pernambucana:
Já Olinda mantém o Centro de Testagem na Policlínica Ouro Preto. O espaço funciona na Rua Peixe Agulha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
E em Jaboatão dos Guararapes, a testagem pode ser feita nas policlínicas Marinha Melo, no bairro de Vila Rica; Manoel Calheiros, no Curado IV; e Carneiro Lins, em Prazeres.
Recife
Olinda
Jaboatão dos Guararapes
2
05:52, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+