A empresa administra atualmente o Aeroporto Internacional do Recife e mais 15 no Brasil, consolidando-se como referência em infraestrutura, eficiência operacional e conectividade aérea no país
Santiago Yus recebe título de cidadão pernambucano Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizou na quinta-feira, 6 de agosto, a Reunião Solene que concedeu o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Fernando Santiago Yus Saenz de Cenzano, presidente da Aena, uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo, com presença em diversos países.
No Brasil, a empresa administra atualmente 16 aeroportos, consolidando-se como referência em infraestrutura, eficiência operacional e conectividade aérea no país.
No discurso, o deputado estadual Coronel Feitosa ressaltou a ligação pessoal que o une ao homenageado e ao próprio aeroporto:
Santiago Yus veio ao nosso Estado para liderar um dos maiores desafios da infraestrutura aeroportuária brasileira: o Aeroporto Internacional do Recife, o mesmo aeroporto onde eu tive a honra de servir como superintendente, ao lado de valorosos homens e mulheres colegas da Infraero. Hoje, ele cuida daquilo que construímos juntos. E o faz com competência, respeito e dedicação", afirmou o deputado.
Feitosa destacou ainda a escolha de Santiago Yus por Pernambuco como lar:
Dizem que ninguém escolhe onde nasce. Mas todos podem escolher onde desejam fincar suas raízes. E Santiago Yus fez essa escolha aqui", declarou, encerrando com as palavras: "Você chegou como visitante, trabalhou como parceiro e hoje é reconhecido como um dos nossos'', completou.
Ao receber o título, Santiago Yus demonstrou emoção e reafirmou seu vínculo com o estado.
É uma honra conseguir esse título de cidadania pernambucana, o que reaviva ainda mais a vontade de trabalhar mais perto da região. Toda essa cultura, toda essa sociedade é um exemplo de foco e determinação", disse o homenageado, que também exaltou as belezas do estado: "Fernando de Noronha, Muro Alto, Carneiros, enfim, milhões de lugares que a gente pode curtir no dia a dia'', disse.
Sob a gestão de Santiago Yus, o Aeroporto Internacional do Recife passou por uma transformação histórica: ampliação de 60% na estrutura, salto de 9 para 15 milhões de passageiros por ano e investimento de quase
R$ 1 bilhão, com geração de mais de 1.600 empregos.
Em 2025, consolidou-se como o maior hub do Nordeste, sendo reconhecido como Melhor Aeroporto do Brasil e 5º da América do Sul pela Skytrax.
3
4
09:05, 17 Set
28
°c
Fonte: OpenWeather
A proposta é ampliar a assistência voltada à população idosa e oferecer acompanhamento contínuo, com ações de prevenção e cuidados direcionados às necessidades desse público.
Durante o percurso, o candidato afirmou que vem mantendo articulações com diferentes segmentos da sociedade e que pretende direcionar sua atuação para demandas dos municípios.
Com a ocorrência, as 12 estações do ramal permanecem fechadas enquanto equipes de manutenção trabalham para recuperar a estrutura e restabelecer o funcionamento da linha.
mais notícias
+