Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: câmeras de segurança flagram ação de criminosos em estação da Compesa

O crime deixou a unidade sem condições de funcionamento, afetando o abastecimento de água em bairros do Grande Recife

Ricardo Lélis

17 de abril de 2025 às 21:09   - Atualizado às 21:09

Ação de crimosos em unidade da Compesa

Ação de crimosos em unidade da Compesa Foto: Divulgação/ Compesa

Uma unidade operacional da Compesa foi assaltada e depredada na noite da quarta-feira, 16 de abril, quando homens armados e encapuzados invadiram a Estação Elevatória de Bita (sistema de bombeamento), localizada no município de Ipojuca, e renderam o vigilante e o operador, que passam bem.

Câmeras de segurança flagraram os bandidos invadindo o local. Os criminosos depredaram parte da estrutura física da unidade, danificaram equipamentos, roubaram toda a fiação e componentes elétricos. Eles entraram na estação, renderam e amarraram os funcionários para a prática do delito.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A ação criminosa deixou a unidade sem condições de funcionamento, o que afetou o abastecimento de água de áreas do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. As barragens de Bita e Utinga compõem o Sistema Suape. Em razão do furto, apenas Utinga está em operação, o que reduz a produção deste sistema.

Estão com o abastecimento suspenso as seguintes localidades: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, praia de Suape, Vila Nazaré, Ipojuca (área plana), Muro Alto, Porto de Galinhas e distrito industrial de Suape.

A Compesa, para evitar novos furtos, vai trocar toda a fiação elétrica em cobre por alumínio, sem valor comercial.

Veja Também

Os técnicos da Compesa estão realizando o levantamento dos danos provocados à unidade de Bita para a reposição dos itens subtraídos.

A Compesa afirmou que irá registrar nesta quinta (17) o Boletim de Ocorrência para que o sinistro, que prejudica a população e provoca danos ao patrimônio público, seja investigado.

Segundo a Companhia, todos os esforços serão empreendidos pelos técnicos para o restabelecimento da operação da unidade de Bita com a maior brevidade possível.

Operação contra furto na Compesa

A maior operação de combate ao furto de água da história da Compesa, articulada pela Coordenação de Segurança Patrimonial da empresa com apoio das polícias Civil e Militar, foi realizada no Sertão do São Francisco.

Durante a fiscalização na adutora que sai de Petrolina e abastece as cidades de Afrânio e Dormentes foram identificadas e retiradas 540 ligações clandestinas que estavam sendo destinadas para chácaras, loteamentos irregulares e plantios da região.

A equipe da Compesa conseguiu recuperar 15 litros de água por segundo para o sistema na operação.

No decorrer das ações, uma pessoa que estava com estrutura ilícita, com diversas bombas para desviar água, foi presa em flagrante.

Agora, responderá em juízo pela irregularidade. Foram vistoriados 35 quilômetros de tubulações nesta primeira etapa da operação e uma segunda fase da fiscalização na rede já está definida.  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Torneira pingando água.
Suspensão

Compesa: Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu ficarão sem água na quinta (29); veja bairros

A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.

Sistema Botafogo da Compesa, em Igarassu.
Serviço

Compesa vai interromper abastecimento de água em 41 bairros da RMR para manutenção; veja quais

A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.

Torneira aberta vazando água.
Serviços

Compesa: veja quando volta abastecimento de água em bairros do Grande Recife

A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.

mais notícias

+

Newsletter