Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Chuva: reservatórios e barragens atingem níveis elevados na Região Metropolitana do Recife

alguns reservatórios já ultrapassaram o limite máximo de capacidade e de operação, exigindo ações para controlar o nível de água.

Romildo Lacerda

13 de abril de 2026 às 17:51   - Atualizado às 17:52

Barragem do Prata, localizada no município de Bonito, no Agreste de Pernambuco.

Barragem do Prata, localizada no município de Bonito, no Agreste de Pernambuco. Foto divulgação

O volume de água armazenado nas barragens que abastecem o Recife e cidades da Região Metropolitana apresentou alta considerável após os últimos dias de chuvas no estado. Dados da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mostram que alguns reservatórios já ultrapassaram o limite máximo capacidade e de operação, exigindo ações para controlar o nível de água.

Entre as barragens monitoradas pela Compesa em estado de alerta, está o sistema de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que passou de 100% da capacidade e entrou em vertimento, procedimento que libera o excesso de água de forma controlada.

Situação semelhante foi registrada em Gurjaú, também no município do Cabo, que chegou a 116,32%, e em Sicupema, em Jaboatão dos Guararapes, com mais de 103%. Já a barragem de Bita, em Ipojuca, ficou próxima do limite máximo de capacidade.

Mesmo com o aumento expressivo nos níveis, a Compesa informou que o calendário de abastecimento será mantido. A avaliação é que o cenário atual fortalece a reserva hídrica e contribui para reduzir os impactos de períodos secos, garantindo maior estabilidade no fornecimento de água nos próximos anos.

Apac renova ESTADO DE ATENÇÃO e continuidade de chuva forte nas próximas 24 horas em três regiões

No final da tarde deste domingo, 12 de abril, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o Estado de Atenção e continuidade de chuva com pancadas de moderada a forte na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul.

Veja Também

“A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Cliclônico de Altos Níveis (VCAN) estão causando pancadas de chuva na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul. A previsão indica continuidade dos sistemas meteorológicos durante a noite de hoje e manhã de segunda (13)”, informou a Agência.

Inmet
Neste domingo, 12 de abril, Pernambuco recebeu um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre chuvas intensas até o período da manhã da próxima segunda-feira (13).

Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem variar entre 60 e 100 km/h, segundo comunicado do órgão.

A Região Metropolitana do Recife, o Agreste, a Mata Pernambucana e o Sertão, são as áreas que serão afetadas, conforme previsão meteorológica. A população deve retomar os cuidados durante o período do alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:10, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Policial militar.
Evento

Recife realiza Parada da Diversidade neste domingo (13), com quase 500 profissionais da segurança, garante SDS

Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.

Viatura da PMPE.
Acidente

Viatura da PM bate em residência durante perseguição a motociclistas no Recife

Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.

Fachada do IML, no Recife.
Perda

Bebê de um ano morre afogado após cair em cisterna no Agreste de Pernambuco

Criança foi encontrada pela mãe dentro do reservatório após desaparecer durante a realização de afazeres domésticos.

mais notícias

+

Newsletter