Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CBTU anuncia que LINHA DIESEL do Metrô do Recife VOLTA A OPERAR nesta quarta (6)

Segundo o órgão, a via passou por uma obra de manutenção com recuperação que envolveu a infraestrutura da via férrea.

Ricardo Lélis

05 de novembro de 2024 às 18:17   - Atualizado às 18:30

Metrô do Recife.

Metrô do Recife. Foto: Reprodução

A CBTU Recife informou nesta terça-feira, 5 de novembro, que o Ramal Curado da Linha Diesel terá seu trecho da via, entre as estações Jorge Lins e Curado, liberado a partir desta quarta (6), no início da operação comercial às 5h.

Segundo o órgão, a via do Ramal Curado passou por uma obra de manutenção com recuperação que envolveu a infraestrutura da via férrea (substituição de lastro, recomposição de solo, limpeza da faixa de domínio, infraestrutura de drenagem de águas pluviais).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Privatização do Metrô do Recife

O Governo Federal está avaliando a concessão do Metrô do Recife para a iniciativa privada, conforme confirmado pela Casa Civil da Presidência da República.

O serviço, atualmente operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), tem enfrentado um déficit orçamentário nos últimos anos, afetando a qualidade das operações.

Veja Também

Em nota divulgada no último dia 2 de outubro, a Casa Civil informou que o principal objetivo do projeto é conceder à iniciativa privada a operação do sistema de metrô da Região Metropolitana do Recife.

A concessão incluiria a "reforma, atualização e modernização da estrutura e equipamentos instalados", além da operação dos serviços, com um contrato previsto para durar 30 anos.

A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos usuários, oferecendo um transporte mais seguro, regular e eficiente, reduzindo o tempo de deslocamento. A Casa Civil destacou que a estrutura tarifária atual será mantida. Atualmente, a tarifa do Metrô do Recife é de R$ 4,25.

"As intervenções previstas na concessão envolvem investimentos para melhorias e maior eficiência operacional, por meio de reforma de estações, compra de trens novos e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens", diz a Casa Civil.

O sistema atende quatro cidades da Região Metropolitana: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, com três linhas em operação, 36 estações e 71,5 km de extensão, sendo 37,8 km eletrificados e 33,7 km não eletrificados.

Embora ainda não haja um projeto aprovado, a Casa Civil informou que os estudos estão em andamento. Quando finalizados, os documentos necessários para a realização do leilão serão submetidos à consulta pública, permitindo que interessados enviem sugestões ao processo.

Companhia Brasileira de Trens Urbanos

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:49, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ensino

UFPE sobe no Ranking e entra no top 10 entre universidades federais do Brasil

Universidade Federal de Pernambuco supera anos anteriores na lista nacional e permanece entre as mil melhores no mundo

Casa em construção tem fiação elétrica passando pelo imóvel
Vídeo

Em Goiana, fiação atravessa laje de casa em construção; obra é embargada

Registro mostra fios passando por dentro de imóvel no Loteamento Boa Vista; prefeitura afirma que construção não tem licença

Pessoa fazendo prova de concurso
Medida

Prefeitura em Pernambuco tem 180 dias para publicar edital de novo concurso após determinação do TCE-PE

Antes da abertura do certame, a atual administração deverá realizar um levantamento das necessidades de pessoal do Poder Executivo.

mais notícias

+

Newsletter