Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Casos suspeitos em PE: Apevisa alerta população sobre risco de metanol em bebidas adulteradas

A SES-PE também orienta as vigilâncias sanitárias municipais a intensificar as vistorias para evitar possíveis fraudes.

Fernanda Diniz

01 de outubro de 2025 às 18:38   - Atualizado às 18:57

Risco de metanol em bebidas adulteradas.

Risco de metanol em bebidas adulteradas. Foto: Freepik

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) divulgou, nesta quarta-feira (01/10), uma nota técnica conjunta com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP) e a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (SEAS), orientando serviços de saúde, vigilâncias sanitárias municipais e a população sobre os riscos da intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

A nota foi apresentada em coletiva de imprensa - conjunta com a Polícia Civil - na manhã desta quarta-feira (01/10), na sede da secretaria, no Bongi.

A divulgação ocorre após a notificação, no fim da tarde de terça-feira (30/09), de três casos suspeitos em Pernambuco: dois homens residentes em Lajedo e um em João Alfredo, no Agreste.

Os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles evoluíram para óbito, enquanto o terceiro recebeu alta hospitalar com perda de visão bilateral como sequela.

Nesses casos, os hospitais relatam o quadro clínico, notificam a ocorrência e registram as informações coletadas na anamnese.

Veja Também

A investigação, contudo, é de responsabilidade das vigilâncias em saúde do Estado. Em situações de óbito, os corpos são encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde são realizados exames complementares para a conclusão diagnóstica.

Assim que recebeu a notificação, a Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas.

A SES-PE também orienta as vigilâncias sanitárias municipais a intensificar as vistorias para evitar possíveis fraudes.

Os sintomas iniciais de intoxicação podem se confundir com os da ingestão de álcool comum, como náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura e sonolência.

Entre 6 e 24 horas após o consumo, porém, podem surgir sinais graves, como visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões, coma e acidose metabólica.

A nota técnica reforça que os serviços de saúde devem notificar imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE).

Também orienta a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além da capacitação das equipes médicas para o manejo clínico adequado.

No âmbito da vigilância sanitária, a orientação é intensificar as fiscalizações em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, coletar amostras suspeitas para análise laboratorial, interditar preventivamente lotes e articular ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança pública.

A Apevisa recomenda atenção redobrada da população na compra de bebidas alcoólicas, observando indícios de adulteração, como ausência de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), rótulo incompleto, lacres ou tampas danificados, erros ortográficos ou alterações em logotipos.

Também reforça a importância de comprar apenas em locais confiáveis e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:42, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

Chuva no Recife; alerta da Apac.
Atualizações

APAC divulga cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja lista

Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

mais notícias

+

Newsletter