Carreta da Mulher Pernambucana. Foto: Divulgação
A Carreta da Mulher Pernambucana segue com seus atendimentos, beneficiando mulheres que aguardavam há anos por uma mamografia, ressonância ou consulta ginecológica.
Com 5.914 mil atendimentos realizados desde o final do mês de maio, a iniciativa reforça o diagnóstico precoce e o acolhimento das pacientes em todo o estado, levando cuidado e atenção especializada para as mulheres pernambucanas.
Nesta etapa, a Carreta vai percorrer seis municípios, oferecendo exames e consultas com foco na saúde da mulher, como ultrassonografia de mama, colposcopia, mamografia, punção da mama guiada por ultrassonografia, biópsia de lesão de colo de útero, além de teleinterconsulta com mastologista e atendimento com ginecologista.
Orientações educativas sobre cuidados preventivos e autoexame também são realizadas no local.
Para ter acesso a Carreta, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos também podem realizar mamografias por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.
Os demais atendimentos são agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a partir de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.
A diretora-geral das Linhas de Cuidado Assistenciais da SES-PE, Ana Paula Lucena, reforçou que, mesmo fora da faixa etária preconizada para rastreamento, mulheres que possuam requisição médica para exames como colposcopia, mamografia ou ultrassonografia — especialmente por histórico familiar — devem procurar os serviços de saúde.
“Essas mulheres podem e devem se aproximar do nosso equipamento de saúde, conversar com a equipe técnica, tirar dúvidas e realizar seus atendimentos. É um prazer enorme receber cada uma de vocês. Cânceres como os de mama e de colo do útero podem ter seus agravos evitados, desde que diagnosticados precocemente”, destacou a diretora.
Petrolina recebe, a partir desta segunda, 14 de julho, a Carreta da Mulher Pernambucana, um importante reforço na área da saúde que oferece exames e consultas gratuitas voltadas ao público feminino.
O equipamento de última geração permanecerá durante todo o mês na cidade, iniciando os atendimentos na Praça Dom Malan, das 9h às 17h, e, em seguida, seguirá para os bairros João de Deus, José e Maria e Nova Petrolina.
Entre os serviços oferecidos pela carreta estão: mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção da mama guiada por ultrassonografia, biópsia de lesão de colo do útero, consulta com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista. Também são realizadas ações educativas sobre cuidados preventivos e o autoexame.
Serviço: Carreta da Mulher
Horário de atendimento: 9h às 17h
Olinda (Peixinhos)
Dias: 14 a 19
Local: Avenida Nacional - próximo à delegacia de Peixinhos
Barreiros
Dias: 14 e 15 de julho
Local: Rua Santa Terezinha
Rio Formoso
Dias: 16 e 17 de julho
Local: Rua São José
Tamandaré
Dias 18 e 19 de julho
Local: Avenida Doutor Leopoldo Lins, próximo ao Forte de Santo Inácio de Loyola
Belo Jardim
Dias 16 a 19 de julho
Local: Praça Desembargador João Paes, Centro
Petrolina
Dias: 14 a 19 de julho
Local: Praça Dom Malan
2
18:01, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+