Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CARNAVAL 2025: Homem da Meia-Noite homenageia Getúlio Cavalcanti e resgata lirismo de Pernambuco

O Bloco da Saudade, que desfilou pela primeira vez no Recife em 1974, assim como o compositor de frevo Edgar Moraes, também serão agraciados no próximo ano.

Gabriel Alves

07 de novembro de 2024 às 13:13   - Atualizado às 13:48

Desfile de carnaval.

Desfile de carnaval. Foto: Reprodução

Em 2025, o Clube de Alegoria e Crítica o Homem da Meia-Noite fará um resgate do lirismo, da poesia e da beleza dos carnavais de Pernambuco. Lembrando de uma época onde a música e o amor pela folia andavam de mãos dadas nos bailes, nos clubes, nas ruas e nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Com o tema “O Bom Sebastião”, o Calunga remete a essas lembranças e faz uma referência a música do mestre do frevo, Getúlio Cavalcanti, também um dos nossos homenageados.

No dia 2 de fevereiro de 2025, o Gigante completa 93 anos. Uma história que começou junto com outros blocos, que até hoje estão presentes no carnaval pernambucano. Marcados pela tradição da nossa folia. Por isso, o Homem da Meia-Noite presta também uma homenagem a mais cinco agremiações. Entre elas está o Coral Edgar Moraes, fundado em 1987 pelas filhas e netas do consagrado compositor Edgar Moraes, o nosso General Cinco Estrelas da Folia. Conhecido por ter composto frevos para quase todos os blocos de sua época, com canções marcantes como Saudade de Raul Moraes.

Outro homenageado no próximo ano, será o Bloco da Saudade, que desfilou pela primeira vez no Recife em 1974. Criado também em homenagem ao compositor Edgar Moraes, que compôs o frevo Valores do Passado, o hino do bloco, que até hoje arrasta milhares de foliões por onde passa. Fundado em 1920 por Pedro Salgado e Raul Moraes, O Bloco das Flores também será homenageado pelo Homem da Meia-Noite em 2025.

Guardado na história do nosso Carnaval, o Bloco das Flores, que tem mais de 100 anos, é considerado um dos primeiros blocos líricos do estado e estará pela primeira vez no nosso desfile. Também está entre os grandes homenageados, o Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José, fundado em 1932. Uma justa reverência a um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife e Patrimônio Cultural pela Unesco.

No próximo ano, o Calunga ainda prestará uma grande homenagem ao Bloco Flor da Lira, que tem sede em Olinda. Desde os anos setenta, o Flor da Lira é uma das grandes entidades culturais de Pernambuco e fará com o Homem da Meia-Noite um grande Carnaval.

Veja Também

Todos estarão juntos com o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que celebra mais de 60 anos de carreira. Autor de mais de 150 composições como “O Último Regresso” e “O Bom Sebastião”, que é o tema do Carnaval 2025 do Homem da Meia-Noite. De acordo com Getúlio, a composição é uma homenagem a outro grande nome do frevo, Sebastião Lopes, e que busca resgatar os antigos carnavais guardados na memória do folião, que serão lembrados pelo Calunga.

O Calunga vai vestir saudade

O desfile de 2025 promete ser um dos mais bonitos e saudosos do Homem da Meia-Noite. Para entrar nesta festa de gala, ele vai vestir seu tradicional fraque e a cartola. Este ano, a roupa do Calunga será produzida a quatro mãos. Os carnavalescos Cid Cavalcanti e Josué vão se unir para confeccionar a roupa do Gigante para o Sábado de Zé Pereira. Eles representam, respectivamente, O bloco O Bonde e o Cordas e Retalhos, trazendo para o fraque a elegância e o brilho dos antigos carnavais.

Como já é uma tradição após a morte do Alfaiate Brasil, todos os anos, a direção do clube convida novos artistas para fazer a roupa do Homem da Meia-Noite. A entrega será no dia 02/02/25, saindo do Catamarã indo pelo Rio Capibaribe numa travessia especial na embarcação recheada de convidados até o Bairro do Recife, onde a entrega será feita no Paço do Frevo, com a presença dos nossos homenageados. Celebrando também os 93 anos do Calunga.

Abertura da sede para os foliões e novo espaço afetivo no Shopping Patteo

No dia 09/11/24, a sede do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite abre as portas para receber os apaixonados pelo Calunga, foliões e turistas no Largo do Bonsucesso, no Sítio Histórico de Olinda. No local, também estará à venda a nova camisa do Carnaval 2025, um trabalho do artista olindense Sandro Maciel, que levou para a peça o tema “O Bom Sebastião” e a referência dos antigos carnavais de Pernambuco.

Já no Shopping Patteo, também em Olinda, o Calunga abre o novo espaço afetivo no centro de compras no dia 30 de novembro deste ano. Oferecendo um grande mix de produtos da grife própria do Homem da Meia-Noite e com uma grande novidade, a primeira coleção moda praia de uma agremiação carnavalesca no estado, e também uma experiência afetiva com o Gigante mais querido do Brasil.

Festa para a criançada com o Calunguinha em 2025

Mais uma vez, o clube também oferece uma grande prévia para a criançada na Cidade Alta em Olinda. O Calunguinha na Folia ganha as ruas no dia 08/02/2025 no Largo do Bonsucesso. Com uma vasta programação voltada para as crianças com muita brincadeira e frevo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:49, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter