Carlos Veras defende protagonismo do PT em Pernambuco Foto: Divulgação
No encerramento do último debate do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, realizado nesta sexta-feira (4) em Palmares, o deputado federal e candidato à presidência estadual da sigla, Carlos Veras, fez um apelo direto à militância: chegou a hora de o PT disputar a hegemonia política no estado e ocupar seu lugar como força de referência.
Favorito na disputa interna, Veras conta com apoio de quatro das cinco chapas concorrentes, além de lideranças de peso da política local e nacional. Durante o evento, ele reforçou que o PT, maior partido da América Latina, precisa “espelhar toda sua grandeza em Pernambuco”.
“Temos o dever de liderar projetos para o estado. É hora de disputar hegemonia, apresentar propostas e ocupar nosso lugar de referência na política estadual”, afirmou Veras em seu discurso, sendo fortemente aplaudido pela militância presente.
A eleição interna deste domingo (6) definirá os novos comandos do PT em âmbito nacional, estadual e municipal, com mandato de quatro anos. Para Carlos Veras, mais do que uma disputa interna, o PED 2025 representa um momento de fortalecimento da identidade do partido, especialmente em um estado onde a sigla busca ampliar sua influência.
O parlamentar convocou a base do partido a comparecer massivamente às urnas e reiterou o papel estratégico da militância:
“O PT só é um grande partido porque tem uma militância aguerrida e comprometida com um projeto de sociedade baseado na defesa da democracia e na luta por justiça social.”
A fala de Carlos Veras defendendo a hegemonia do PT em Pernambuco não é apenas simbólica, mas estratégica. Em um cenário político marcado pela fragmentação e disputa entre legendas de esquerda e centro-esquerda, o partido busca se consolidar como liderança política estadual.
A fala também indica que, caso eleito presidente estadual da sigla, Veras deve adotar uma linha de atuação mais proativa nas eleições de 2026, com possível candidatura própria ao governo estadual ou protagonismo nas alianças políticas locais.
Ao afirmar que “é hora de disputar hegemonia”, Carlos Veras sinaliza uma guinada de protagonismo do PT em Pernambuco, mirando reconstruir espaços perdidos e consolidar a legenda como referência política e eleitoral no estado. O resultado do PED 2025 pode marcar um novo ciclo de atuação da legenda no cenário pernambucano.
2
18:49, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+