Camarote de Acessibilidade. Foto: Divulgação
Vista privilegiada e no meio do foco do Carnaval. O Camarote da Acessibilidade estava com lotação máxima neste sábado (14), terceiro dia oficial de festa em Olinda. A iniciativa, que leva dignidade, respeito, conforto e segurança para pessoas com deficiência.
A ação integra as políticas de inclusão do município e reforça o compromisso com um Carnaval democrático e acessível para todos.
Além deste sábado, o espaço seguirá funcionando até a terça (17) de folia, das 9h às 16h, na Avenida Liberdade, na Praça do Carmo, com estrutura adaptada, equipe de apoio, melhor visibilidade dos desfiles e oferta de lanches. No total, são 60 vagas, com direito a acompanhantes.
Olinda se prepara para um domingo intenso de folia no Carnaval 2026. O dia terá início ainda de madrugada e segue até a noite, com uma diversidade de blocos e cortejos que percorrem os principais pontos da cidade histórica, reforçando a tradição do Carnaval de Rua e atraindo foliões de todas as idades.
A programação inicia às 4h da manhã com o bloco Cariri Olidense, na sede do Cariri. Às 8h, As Filhas de Betha se apresentam no Largo do Amparo, seguidas pelo Patusco, na Casa do Patusco, às 8h59.
A partir das 9h, diversos blocos entram em cena simultaneamente: D’BRECK, no Largo do Bonfim, Mucha Lucha, no Alto da Sé, Batadoni e o Batuques de Pernambuco – Cortejo, na Praça do Carmo, prometendo movimentar as ruas com frevo, maracatu e outros ritmos locais.
Entre 9h30 e 10h, Rebylleurias (Rua do Bonfim) e Birita de Olinda (Rua do Amparo) iniciam seus trajetos. Às 10h, a festa se intensifica com vários blocos em cortejos simultâneos: Enquanto Isso na Sala da Justiça (Alto da Sé), Mulher na Vara (Varadouro), Arrastão da Bateria Cabulosa (em frente à Prefeitura), Desfile da Bateria Auê (Praça do Carmo) e Sambadeiras (Ladeira da Misericórdia). Também participam Bloco Tira Lama e Bateria Tsunami, ambos na Rua do Bonfim.
O período entre 12h e 14h mantém o ritmo com Eternamente Sport, em frente à sede do Homem da Meia-Noite, e Umurama, na Rua Epitácio Pessoa Sobrinho. Às 14h, entram em cena Marim dos Caetés (Largo do Guadalupe), Umuarama novamente na mesma rua, e Fecha o Aro (Rua Ubaldo de Miranda).
Às 15h, os foliões poderão acompanhar Bloco do Cimento (Clube Vassourinhas), A Cama de Olinda (Rua Coronel Joaquim Cavalcante), Fogo na Bacurinha (Mercado da Ribeira) e Grheia (Alto da Sé).
Entre 16h e 17h, desfilam Menino do Rio Doce (Rua da Rouxinol), Unidos pela Anseidade (Rua do Bonfim), Lenhadores de Olinda (Rua São Miguel) e O Dono do Mundo (Pátio do Bonsucesso). O domingo é finalizado com Elefante de Olinda, às 19h, no Largo do Guadalupe, consolidando um dia completo de festa, tradição e ritmos variados.
3
4
19:51, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Todo o material aprendido que se encontrava distribuído em galões e garrafas foi recolhido e encaminhado à Delegacia do Varadouro para medidas legais cabíveis.
Silvio Costa Filho também comentou sobre a intensa movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre neste período festivo.
A governadora iniciou o Sábado de Zé Pereira (14) de 2026 no Galo da Madrugada, onde recebeu o presidente e a primeira-dama.
mais notícias
+