Apesar do aviso da Defesa Civil, a família optou por continuar na casa, pois não tinha para onde ir, e o valor do auxílio, de R$ 300, não seria suficiente para cobrir o aluguel de um imóvel para seis pessoas.
Boca de lobo EXPLODE com a força da CHUVA e água invade e derruba parte de uma casa no RECIFE Foto: Reprodução / TV Guararapes
Com as fortes chuvas que atingiram todo o estado de Pernambuco nos últimos dias, diversas ocorrências de desabamentos foram registradas, uma deles foi no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, onde uma boca de lobo acabou estourando e a água invadiu e derrubou parte de uma casa.
Uma das moradoras relatou que, quando a parede que separava a casa da barreira desabou, ela estava dormindo e foi acordada pela filha. Pouco tempo depois, a água invadiu o imóvel. Ela também explicou que não era a primeira vez que a família enfrentava problemas devido às fortes chuvas. Anteriormente, a Defesa Civil havia informado que a casa estava condenada e que a família seria incluída no programa de auxílio moradia.
Apesar do aviso da Defesa Civil, a família optou por continuar na casa, pois não tinha para onde ir, e o valor do auxílio, de R$ 300, não seria suficiente para cobrir o aluguel de um imóvel para seis pessoas. Além disso, a casa também servia como local de trabalho para a família, que mantinha um pequeno empreendimento de costura.
As chuvas intensas que têm atingido Pernambuco nos últimos dias continuam a causar preocupação, especialmente na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Na manhã da terça-feira, 28 de janeiro, às 06h42, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou os dados sobre os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 24 horas. O Recife liderou os índices, com um acumulado de 79,8 mm de chuva, seguido de perto por Olinda, que registrou 79,6 mm.
Na Zona da Mata, a cidade de Vicência também apresentou grandes volumes, com 78,1 mm, assim como Amaraji, que teve 77,8 mm. Já Itapissuma, localizada no Litoral Norte, registrou 75,4 mm de precipitação no mesmo período.
De acordo com a Apac, o sistema meteorológico responsável por essa condição é um distúrbio ondulatório de leste, fenômeno que se forma no oceano e avança em direção ao continente, provocando pancadas de chuva intensas.
A previsão é de que o padrão chuvoso continue nos próximos dias, mantendo o estado em atenção, especialmente nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de barreiras e alagamentos.
Com as chuvas persistentes, a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e reforça o pedido para que a população fique atenta a sinais de perigo, como rachaduras em terrenos e aumento do nível de água em ruas e rios. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelo número 199.
2
05:11, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+