Pernambuco, 02 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Aqui não tem improviso", diz Raquel Lyra ao entregar 2ª creche para Igarassu e 11ª no Estado

Governadora afirmou, durante entrega de unidade em Igarassu, que todas as creches seguem padrão de construção e criticou modelos improvisados de educação infantil.

Portal de Prefeitura

02 de julho de 2026 às 14:24   - Atualizado às 15:27

"Aqui não tem improviso", diz Raquel Lyra ao entregar 2ª creche para Igarassu

"Aqui não tem improviso", diz Raquel Lyra ao entregar 2ª creche para Igarassu Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Durante a entrega da Creche Tia Manu, em Igarassu, nesta quinta-feira, a governadora Raquel Lyra afirmou que as unidades de educação infantil construídas pelo Governo de Pernambuco seguem um padrão de qualidade e planejamento. Segundo ela, o Estado já entregou 11 creches e prevê inaugurar outras dez nos próximos dias.

Ao destacar as características das unidades, Raquel afirmou que o programa estadual prioriza construções definitivas, com projetos padronizados e infraestrutura planejada.

"Aqui não tem improviso, a gente faz as coisas do jeito certo. Pode olhar para cada detalhe, para cada forma que a gente fez", declarou.

De acordo com a governadora, as creches são construídas em dois modelos: unidades com dez salas de aula, destinadas à maioria dos municípios, e um modelo com cinco salas para cidades menores ou localidades com limitações de espaço. Segundo ela, cada unidade de maior porte recebe investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões.

Ainda durante o discurso, Raquel Lyra afirmou que o modelo adotado pelo Estado busca oferecer uma estrutura permanente para a educação infantil, ressaltando que as obras seguem um padrão único de engenharia e equipamentos.

Veja Também

A agenda da governadora em Igarassu também incluiu a entrega de ônibus no terminal integrado do município. Após a cerimônia, ela seguiu para compromissos nas cidades de Primavera, Ribeirão, Barreiros e Sirinhaém.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Creches privadas contratadas na gestão João Campos expõem estruturas adaptadas em casas

Creches do Recife

A expansão das vagas de creche na rede municipal do Recife tem sido sustentada, nos últimos anos, por meio da contratação de instituições privadas conveniadas à Prefeitura. Parte dessas unidades funciona em imóveis adaptados, como casas e espaços reaproveitados, dentro do modelo de ampliação adotado pela gestão do ex-prefeito João Campos.

Dados da Secretaria de Educação indicam que a rede conveniada passou a ter papel central na oferta de vagas para crianças de zero a três anos, dentro da estratégia de redução da fila de espera por creches no município.

Expansão ocorreu com unidades conveniadas

Segundo informações da rede municipal, das 18.619 vagas de creche atualmente disponíveis, 9.119 são ofertadas por instituições privadas credenciadas, o que representa cerca de metade do total.

Desde 2023, os contratos firmados com essas entidades somam aproximadamente R$ 252,2 milhões, pagos pela Prefeitura do Recife dentro do modelo de chamamento público para ampliação da educação infantil.

Estruturas adaptadas fazem parte do modelo

No processo de expansão, parte das creches conveniadas passou a funcionar em imóveis adaptados, como casas, galpões e prédios reformados para atender à demanda de vagas.

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:56, 02 Set

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

César Ramos em comunidade na zona rural de Igarassu.
Agenda

César Ramos reúne lideranças e faz caminha em comunidade na zona rural de Igarassu

Durante o encontro, o candidato apresentou seu projeto para Pernambuco e para o Litoral Norte e conversou com moradores e lideranças locais.

CTEN (Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios).
Oportunidade

Igarassu abre 77 vagas em cursos gratuitos de capacitação para o mercado de trabalho

Cursos oferecidos pelo CTEN contemplam áreas como informática, mecânica, costura, beleza e mídias sociais

PRF apreende cocaína no Sertão de Pernambuco.
Ação

PRF detém passageiro de ônibus com cocaína e skank no Sertão de Pernambuco; veja vídeo

A abordagem ocorreu durante uma fiscalização realizada na BR-232, quando policiais faziam uma blitz com foco na prevenção de sinistros.

mais notícias

+

Newsletter