Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Aprovados no concurso da POLÍCIA PENAL de 2021, fazem protesto nesta segunda (30), no DERBY

O objetivo, segundo organizadores do ato é denunciar a não utilização de orçamento já aprovado, que deveria garantir a nomeação dos aprovados, mas que tem sido usado para contratações temporárias.

29 de setembro de 2024 às 23:39   - Atualizado em 30 de setembro de 2024 às 00:09

Aprovados no concurso da POLÍCIA PENAL de 2021, fazem protesto nesta segunda (30), no DERBY

Aprovados no concurso da POLÍCIA PENAL de 2021, fazem protesto nesta segunda (30), no DERBY Foto: Divulgação

Os aprovados do concurso de 2021 da Polícia Penal de Pernambuco, promovem um protesto nesta segunda-feira, 30 de setembro, com uma caminhada saindo da Praça do Derby em direção ao Palácio do Governo. O objetivo, segundo organizadores é denunciar a ineficiência da SEAP na gestão do pessoal e a não utilização de orçamento já aprovado, que deveria garantir a nomeação dos aprovados, mas que tem sido usado para contratações temporárias.

A questão que gera preocupação nos formados, é a não execução do orçamento destinado à nomeação dos policiais penais, que já passaram pelo curso de formação, mas até o momento não foram nomeados.

O processo n.º 24100989-3, atualmente em tramitação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), sob relatoria da Conselheira Alda Magalhães, trata justamente desse tema: o Estado não está utilizando os recursos orçamentários já aprovados para a nomeação de todos os policiais penais, e ao invés disso, tem optado por fazer contratações temporárias para cargos que deveriam ser ocupados por esses concursados.

Ao Portal, foi informado que o governo tem contratado assistentes de ressocialização e analistas de monitoração para desempenhar funções que são, por lei, atribuídas aos policiais penais. Além disso, há policiais militares sendo deslocados para atuar na segurança das muralhas nas unidades prisionais, o que caracteriza uma clara ineficiência na gestão de pessoal por parte da SEAP. Todas essas questões estão sendo analisadas no processo em curso no TCE-PE.

Por esse e outros motivos, o grupo estima chamar atenção e ganhar visibilidade com o protesto, pressionando por uma solução rápida e eficiente, garantindo que o orçamento aprovado seja executado conforme planejado.

Dados

Em meio a difícil situação do Sistema Penitenciário de Pernambuco, a segurança nos presídios passa por uma necessidade reforço no quadro de policiais penais. O site Portal de Prefeitura fez um levantamento sobre a atual situação e constatou que o mais recente concurso realizado em 2021, teve 1.354 aprovados e sua primeira convocação foi de 338 policiais penais, em anúncio feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), no lançamento do plano Juntos Pela Segurança, no final de novembro de 2023.

A mais recente nomeação de 240 aprovados foi em junho deste ano, restando ainda 642 inscritos que já estão aptos e passaram pelo curso de formação.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:15, 16 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Joel da Harpa entrega Voto de Aplauso ao Apóstolo Valdemiro.
Homenagem

Joel da Harpa entrega Voto de Aplauso ao Apóstolo Valdemiro Santiago em cerimônia no Geraldão

Segundo o deputado, o gesto simboliza não apenas o reconhecimento institucional, mas também o agradecimento de milhares de pernambucanos tocados pelo trabalho espiritual e social desenvolvido pelo apóstolo.

'Preferimos a reeleição de Lula a governar Pernambuco', diz presidente estadual do PT
Interesse

'Preferimos a reeleição de Lula a governar Pernambuco', diz presidente estadual do PT

Mesmo com o posicionamento, Carlos Veras admite incômodo como estado sempre cedendo nas negociações nacionais.

Policiais penais de Pernambuco.
Comentário

Raquel Lyra fala sobre convocação de aprovados no concurso da Polícia Penal; veja o vídeo

A governadora comentou sobre a situação durante coletiva de imprensa neste sábado, 15 de novembro.

mais notícias

+

Newsletter