Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Apoio do PT a João Campos ou Raquel Lyra dependerá de comprometimento com Lula, diz Humberto Costa

A fala do senador pernambucano aconteceu durante uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro.

Fernanda Diniz

22 de janeiro de 2025 às 16:17   - Atualizado às 16:43

João Campos, Humberto Costa e Raquel Lyra.

João Campos, Humberto Costa e Raquel Lyra. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o senador Humberto Costa (PT) participou de uma entrevista na Rádio Folha, em que tratou de temas estaduais e nacionais. Durante a conversa, o senador pernambucano falou sobre a relação do Partido dos Trabalhadores com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Em relação à governadora Raquel Lyra, Humberto Costa afirmou que, atualmente, o PT faz oposição à tucana e que essa posição é uma decisão tomada pela direção estadual do partido. Qualquer mudança nesse sentido dependeria de um amplo debate interno.

“Hoje somos oposição. Se alguém quer discutir outra postura, isso precisa ser debatido pela direção estadual. Não cabe a mim ou a qualquer integrante da executiva decidir isso sozinho”, disse o senador.

Ainda questionado sobre a possibilidade de uma aliança entre o PT e Raquel Lyra, Humberto Costa destacou que os apoios políticos em 2026 devem estar alinhados ao compromisso com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A reeleição de Lula é prioridade absoluta. Não vamos apoiar nenhuma candidatura que não esteja comprometida com isso. Ao que eu saiba, até o presente momento, quem tem declarado apoio à reeleição do presidente é o atual prefeito de Recife. Não sei se a governadora deve marchar para esse caminho. Eu não sei se a governadora marchar para esse caminho. Se ela marchar, é uma discussão que o presidente precisa fazer”, afirmou.

Veja Também

Sobre o prefeito do Recife, João Campos, Humberto Costa reafirmou o apoio do PT à gestão do socialista e o elogiou, afirmando que "João tem mostrado capacidade de liderança".

“Nós não pedimos cargos na prefeitura. João Campos teve total liberdade para montar sua equipe, e nós respeitamos isso. Nosso apoio não está baseado em cargos, mas no compromisso com o projeto político que ele representa. João tem mostrado capacidade de liderança e compromisso com a cidade. Ele está cumprindo com o que foi prometido, e é isso que importa”, afirmou o senador.

Eleições de 2026


Quando o tema foi a eleição presidencial, Humberto Costa não deixou dúvidas sobre o posicionamento do PT.

“O PT não tem plano B nem plano C. Só tem um plano: o plano L. Lula será nosso candidato à reeleição em 2026.”

O mesmo também revelou que o presidente Lula já manifestou interesse em sua candidatura ao Senado por Pernambuco.

“Lula já falou comigo sobre isso, mas o que será decidido depende das articulações políticas. Meu foco está em garantir que o projeto do presidente avance”, concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:44, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter