A eleição, realizada por aclamação pelos prefeitos e prefeitas presentes, aconteceu em assembleia híbrida realizada nesta quinta-feira, 27 de fevereiro.
Marcelo Gouveia e Pedro Freitas. Foto: Lu Rocha
Em assembleia híbrida realizada nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) Marcelo Gouveia foi reconduzido ao cargo até o ano de 2026.
A eleição, realizada por aclamação pelos prefeitos e prefeitas presentes, também definiu toda a nova diretoria executiva da entidade. O cargo de vice-presidente será ocupado pelo prefeito de Aliança, Pedro Freitas.
Ele assumirá o comando da Amupe em março de 2026, após a renúncia de Gouveia.
O clima durante a assembleia foi de união e fortalecimento do municipalismo pernambucano, com a certeza de que a Amupe seguirá unida para enfrentar os desafios futuros. Além disso, a presença de todos os prefeitos e prefeitas contribuiu significativamente para a construção desse consenso.
“A eleição da Amupe mostrou a força da união e da aproximação que toda a sociedade pernambucana espera. Temos muitos desafios em comum e um estado que precisa de atenção e construção. A Amupe tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.
O vice-presidente Pedro Freitas também reforçou a importância da união e da colaboração entre os municípios.
“A eleição da Amupe mostrou a força da união e da aproximação que toda a sociedade pernambucana espera. Temos muitos desafios em comum e um estado que precisa de atenção e construção. A Amupe tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.
A nova diretoria da Amupe também conta com a participação de outras lideranças municipais. Essas lideranças incluem Elcione Ramos, prefeita de Igarassu (1ª secretária), Mirella Almeida, prefeita de Olinda (2ª secretária), Rubem Lima, prefeito de Panelas (1º tesoureiro), Elioenai Dias, prefeito de Cabrobó (2º tesoureiro), Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada (secretária da Mulher da Amupe) e Juliana Barbosa, prefeita de Casinhas (suplente da secretaria da Mulher).
Desse modo, além da diretoria executiva, os prefeitos e prefeitas também escolheram os novos membros dos conselhos fiscal e deliberativo da Amupe.
O primeiro é composto por seis nomes, o segundo composto por mais 24 gestores, separados pelas Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.
1
4
05:40, 25 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).
Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.
Cronograma de outubro reúne vias com asfaltamento concluído, obras em andamento e trechos que dependem de serviços complementares.
mais notícias
+