Atualmente, a taxa de ocupação pediátricas em Pernambuco é de 88%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
25 de maio de 2025 às 15:43 - Atualizado às 15:59
Ampliação de eitos de UTI e enfermaria pediátrica na RMR e Agreste combatem doenças respiratórias Foto: Divulgação/SES-PE
Seguindo as ações de enfrentamento ao período sazonal em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu, nesta semana, novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Na quarta-feira (21/05), o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, no Agreste Meridional, passou a contar com uma nova UTI Pediátrica, equipada com cinco leitos destinados ao atendimento de crianças, oferecendo suporte multiprofissional e tecnologia avançada.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a SES-PE também ampliou a assistência pediátrica com a abertura de mais 10 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A expansão ocorreu na última segunda-feira (19/05), no Hospital Brites de Albuquerque (HBA), em Olinda.
Com essas novas aberturas, 237 novos leitos pediátricos foram disponibilizados desde março. Atualmente, a taxa de ocupação desta quinta-feira (22) das UTIs pediátricas em Pernambuco é de 88%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira, destacou que, além dos leitos de UTI, também estão sendo abertas vagas de enfermaria para reforçar a rede assistencial.
“Também abrimos, na segunda-feira, 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Otávio de Freitas. Ao longo desta semana, estamos abrindo mais 11 leitos de enfermaria no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. E, nas próximas semanas, a previsão é de abertura de mais 20 leitos de UTI na rede credenciada da 1ª Macrorregião de Saúde. Todas essas medidas fazem parte do nosso Plano de Sazonalidade”, explicou.
Leia Também
Veja Também
O secretário executivo reforçou ainda que o estado vive um cenário de aumento na circulação de vírus respiratórios, mas que a SES-PE segue atuante.
“Estamos em um momento de alta circulação viral, com crescimento no número de testes positivos para vírus respiratórios e aumento na demanda por leitos de UTI. Esses novos leitos são fundamentais para garantir que possamos mitigar os efeitos do período sazonal, que historicamente ocorre entre março a agosto. Estamos mobilizados para dar continuidade às ações necessárias tanto nesta quanto nas próximas semanas”, afirmou.
Consultas online
Desde o dia 10 de março, a SES-PE implantou o serviço de Teleinterconsulta em Pediatria. Até o momento, mais de 725 atendimentos foram realizados por médicos da Central de Regulação Estadual, contribuindo para um melhor direcionamento dos casos e ampliando as discussões sobre os encaminhamentos mais adequados para pacientes pediátricos com SRAG.
3
4
12:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+