A gestão Raquel Lyra prevê investimentos de mais de R$ 5,5 bilhões em ações estruturais e pedagógicas em todo o estado, através do programa Juntos pela Educação.
Governo Raquel Lyra abre seleção. Foto: Portal de Prefeitura
No sábado, 19 de julho, o Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado, a autorização para a realização de uma nova seleção pública simplificada que contempla, entre outras funções, 107 vagas para professores intérpretes de Libras.
Apesar de ainda não haver edital publicado, a autorização oficial confirma que a Secretaria Estadual de Educação (SEE) vai reforçar seu quadro com profissionais capacitados para garantir acessibilidade e melhor atendimento aos estudantes surdos e com deficiência auditiva nas escolas da rede.
A seleção faz parte do programa Juntos pela Educação, que prevê investimentos de mais de R$ 5,5 bilhões em ações estruturais e pedagógicas em todo o estado. O foco é ampliar e qualificar o quadro de profissionais, priorizando a diversidade, a inclusão e a equidade no ambiente escolar.
Além das 107 vagas para intérpretes de Libras, também foram autorizadas 1.027 vagas para professores da educação básica, 836 para analistas de psicologia educacional e 29 para professores braillistas.
O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, reforçou o compromisso do governo com a qualidade do ensino.
“Estamos trabalhando para garantir uma educação pública de qualidade e acessível a todos os pernambucanos. A chegada desses novos profissionais fortalece nossas escolas e oferece mais suporte aos estudantes”, declarou.
Segundo a publicação, os critérios e o cronograma da seleção serão detalhados em uma portaria conjunta da SAD e SEE, a ser divulgada nos próximos dias. As contratações serão temporárias, com validade inicial de até 12 meses, podendo ser prorrogadas por até seis anos, conforme necessidade da administração pública.
Desde 2023, a atual gestão fez uma nomeação recorde de 11.854 profissionais para atuação na pasta, consolidando o maior conjunto na área dos últimos 10 anos.
Ao todo, foram 9.073 professores da educação básica; 209 professores da educação especial, sendo 72 brailistas e 137 intérpretes; e 109 professores de música. Além de 1.479 analistas e 984 assistentes.
2
3
4
03:35, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.
Os candidatos chamados devem encaminhar a documentação exigida no edital exclusivamente de forma eletrônica.
A gestão municipal não cobra taxa de participação, o que amplia o acesso para candidatos interessados em atuar na rede pública de ensino.
mais notícias
+