Professores dando aula. Foto: Reprodução
O Governo da Paraíba oficializou, nesta quarta-feira, 15 de julho, a nomeação de 250 novos professores aprovados no concurso público da rede estadual, realizado em 2025. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) marca a continuidade estratégica do preenchimento das 2 mil vagas destinadas ao magistério.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a convocação atende aos profissionais que finalizaram com êxito todas as etapas administrativas obrigatórias para o ingresso no serviço público. O processo incluiu a escolha das unidades escolares, realização de exames médicos admissionais e as avaliações de aptidão física e mental.
Este grupo integra a segunda leva de convocações do certame. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano, quando mil docentes foram chamados. Segundo o cronograma oficial da pasta, o planejamento prevê uma nova convocação de aprovados para o dia 13 de outubro. A expectativa é que esses profissionais tomem posse em novembro, preparando-se para iniciar as atividades letivas já em 2027.
Paralelamente às nomeações positivas, a edição do DOE desta quarta-feira também trouxe o registro de tornada sem efeito a nomeação de outros candidatos anteriormente aprovados no processo seletivo.
O fato gerou dúvidas sobre os critérios para tais revogações. Questionada sobre o motivo técnico das anulações administrativas, a Secretaria de Estado da Educação foi procurada pela reportagem, mas não enviou um posicionamento oficial até o fechamento deste texto.
O concurso segue como pilar fundamental para a recomposição do quadro docente na rede estadual de ensino paraibano. O governo reafirma o compromisso com a educação pública, buscando garantir a estabilidade pedagógica nas escolas estaduais ao longo dos próximos anos letivos.
Com a medida atual, o Estado avança na regularização do corpo docente, que se mostra essencial para garantir a máxima qualidade do ensino oferecido aos milhares de estudantes da rede pública em todo o Estado da Paraíba neste ano de 2026.
1
21:25, 04 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Após a homologação do resultado final, o certame terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma única vez por igual período.
A seleção terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O total de oportunidades está distribuído entre três cargos: 1.200 para agente de polícia, 70 para escrivão e 45 para delegado.
mais notícias
+