Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco oferece 1 milhão de vagas gratuitas para curso de IA; veja como se inscrever

A iniciativa busca preparar a população para mudanças relacionadas ao uso da inteligência artificial no mercado de trabalho e em atividades do dia a dia.

Isabella Lopes

08 de maio de 2026 às 16:35   - Atualizado às 16:35

Governadora Raquel Lyra assinando documento.

Governadora Raquel Lyra assinando documento. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitur

Nesta sexta-feira, 8 de maio, o Governo de Pernambuco abriu inscrições para o programa “IA para Todos os Pernambucanos”, que oferece 1 milhão de vagas gratuitas em um curso online de inteligência artificial. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), dentro do programa Inova PE, em parceria com a StartSe.

O curso busca preparar a população para mudanças relacionadas ao uso da inteligência artificial no mercado de trabalho e em atividades do dia a dia. A capacitação possui carga horária mínima de 4 horas e funciona em formato audiovisual. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.O conteúdo está dividido em três módulos:

O programa atende estudantes do ensino fundamental ao superior, além de pequenos empreendedores, profissionais autônomos, servidores públicos, microempreendedores individuais, educadores e pessoas em transição de carreira. Segundo o governo, a iniciativa pretende ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico e reduzir desigualdades digitais.

Inscrições 

Os interessados podem realizar inscrição pelo aplicativo PE.gov, disponível para Android e iOS, além do portal oficial www.secti.pe.gov.br/ia-para-todos. O governo informou que a plataforma possui estrutura preparada para atender grande quantidade de acessos simultâneos em todo o estado.

Governo destaca acesso gratuito à formação

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, afirmou que o projeto busca ampliar o acesso da população às transformações tecnológicas.

“Não podemos admitir que a revolução da Inteligência Artificial aprofunde desigualdades. É por isso que o governo de Pernambuco investe em formação massiva e gratuita: para que nenhum pernambucano fique para trás diante das mudanças que já estão acontecendo no mundo do trabalho”, destacou.

O programa também pretende orientar os participantes sobre o uso da inteligência artificial em atividades profissionais e acadêmicas, além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e aumento de produtividade.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:06, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prova de concurso público.
Oportunidade

Prefeitura em Pernambuco define banca para novo concurso com 426 vagas; veja qual município

A gestão oficializou a escolha da Facet Concursos, vinculada à Associação de Ensino Superior Santa Terezinha (AESST), para organizar do certame.

Prefeitura de Igarassu.
Segurança

Prefeitura Igarassu inicia curso de formação para 47 novos guardas municipais

Durante o curso, que terá a duração de oito semanas, os profissionais irão receber uma bolsa correspondente à 50% da remuneração considerando o vencimento-base. 

Concurso UFPE
Oportunidade

UFPE abre concurso com 114 vagas e salários de até R$ 5.215,39 + R$ 1.192 de auxílio-alimentação

O certame reservará 30% das vagas para ações afirmativas, incluindo as oportunidades ofertadas no edital e aquelas que surgirem durante o prazo de validade da seleção.

mais notícias

+

Newsletter